Univali realiza ações de conscientização sobre o autismo

CER II está entre os três únicos centros de SC habilitados pelo Ministério da Saúde

por Natália Uriarte Vieira | 28/03/2017

Itajaí – Dificuldade de interação social, déficit de comunicação e padrões inadequados de comportamento. Estas são algumas das características básicas para diagnosticar o autismo. Porém, embora as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) manifestem estes sintomas, eles aparecem em formas e intensidades diferentes e nem sempre são compreendidos e aceitos pela população.  Diante disto, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, em abril, ações de sensibilização e conscientização sobre o autismo, em Itajaí.

2017-03-30-Abraço coletivo autismo.png

As atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, iniciam ainda em março, com um abraço coletivo no dia 30 e o 1º Seminário Sobre os Desafios no Autismo, que ocorre dia 31, no auditório do bloco D1 (2º piso), no Campus Itajaí. O evento contará com palestras ministradas pela neuropediatra e professora do curso de Medicina da Univali, Cristina Maria Pozzi, e pelos médicos convidados, psiquiatras da infância e adolescência, Francisco Assumpção e Evelyn Kuczynski. O objetivo é disseminar entre acadêmicos, professores e profissionais da saúde e educação, informações e aspectos desafiadores do diagnóstico do TEA, atendimento terapêutico e inclusão escolar.

Em abril, a equipe do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) da Univali usará camisetas sobre o autismo e fará, no dia 7 de abril (sexta-feira), um Dia D com estrutura montada, no bloco F do Campus Itajaí, para chamar a atenção da comunidade acadêmica sobre o que é autismo e sobre o trabalho realizado no CER II. Ainda no dia 7, haverá a inauguração das salas de estimulação neurofuncional, idealizadas especialmente para o atendimento às crianças com autismo, montadas em parceria com um empresário da região.

2017-03-30-Abraço coletivo3.png

"O atendimento isolado não basta. Precisamos informar, sensibilizar e discutir sobre o transtorno com a população. Afinal, são 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. Ainda há muitos julgamentos ao que é diferente e desconhecido", opina Luciana de Oliveira Gonçalves, coordenadora do CER II da Univali.

CER II

O CER da Univali está entre os três exclusivos centros de Santa Catarina habilitados pelo Ministério da Saúde, e faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. O serviço é prestado desde abril de 2014, por meio do diagnóstico, tratamento de saúde, estímulo, orientação de cuidados e inserção social do deficiente físico e do autista, na sociedade.

2017-03-28-CER II Univali.png

Os pacientes que frequentam o CER são encaminhados por Unidades de Saúde Básica dos 11 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que são: Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Camboriú, Balneário Camboriú, Navegantes, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, Penha e Balneário Piçarras.

A equipe multiprofissional do Centro Especializado é formada por 20 profissionais, entre eles estão: assistente social; enfermeiro; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico; nutricionista; pedagogo; psicólogo; e terapeuta ocupacional.

O CER II realiza, em média, 1030 atendimentos por mês. O perfil predominante do público é de pessoas que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Raquimedular (TRM) e de autistas com até 12 anos de idade. Atualmente, 123 pacientes com TEA estão em atendimento no CER.

Mais informações: (47) 3341-7655, no CER II da Univali.