Univali promove ação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco

Serão prestadas orientações e avaliação para rastreamento de doenças pulmonares associadas ao tabagismo, dia 30, no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 23/05/2018

Itajaí – Palestras, orientações preventivas e exames para rastrear doenças pulmonares associadas ao tabagismo serão realizados na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), dia 30 de maio (quarta-feira), em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco (31). A ação ocorrerá das 8h às 17h, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC), localizada no bloco F7 do Campus Itajaí. As atividades são todas gratuitas e destinadas à comunidade acadêmica e externa.

2018-05-23 - Dia Mundial Sem Tabaco.png

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5,4 milhões de pessoas morrem no mundo, todo ano, por doenças relacionadas ao tabagismo. Para alertar para estas doenças e mortes evitáveis, a OMS criou em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), ligado ao Ministério da Saúde.

Na Univali, as atividades em consonância com a campanha nacional iniciam no dia 29, com uma formação sobre tabagismo e doenças pulmonares, ministrada pela médica pneumologista e professora do curso de Medicina da Univali, Renata Viana. Já no dia 30 (quarta-feira), ela coordenará a ação, nos períodos matutino e vespertino, com orientações e realização do exame de espirometria. Acadêmicos dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Nutrição atuarão nas abordagens, sob orientação da médica, que é professora das disciplinas Clínica Médica e Semiologia.

Mais informações: (47) 3341-7788, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali.