Univali ofertará mestrado em Ciência Jurídica em Porto Velho

Programa será oferecido em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia

por Natália Uriarte Vieira | 19/05/2017

Itajaí - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou proposta do curso de Mestrado Interistitucional (Minter) em Ciência Jurídica, oferecido por meio da parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Faculdade Católica de Rondônia. O curso será ministrado na cidade de Porto Velho e estará alinhado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali.

2017-05-19-Direito.jpg

Nesta modalidade de mestrado, Minter, a Univali leva até a outra instituição toda a sua estrutura de programa de pós-graduação, inclusive de professores, para formar docentes em regiões com pouca oferta de cursos stricto sensu, contribuindo para diminuir a assimetria nacional na formação de recursos humanos de alto nível.

Para o gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, Rogério Corrêa, trata-se do desempenho de uma função social da instituição: "Com os cursos Dinter (doutorados interistitucionais) e Minter, a Univali colabora para a formação e qualificação de novos profissionais do ensino superior - um dos objetivos dos programas de pós-graduação - e contribui para o ensino superior brasileiro de modo geral, uma vez que está levando formação de qualidade a regiões com pouca oferta".

Para oferecer cursos Minter ou Dinter, as universidades interessadas precisam ter programas de pós-graduação com mestrado e doutorado reconhecidos pela Capes/MEC e já consolidados, com propostas analisadas e aprovadas pela Capes/MEC. A iniciativa permite a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos grandes centros educacionais.

Mais informações: (47) 3341-7519, com Paulo Márcio Cruz, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da Univali.