Univali integra projeto internacional para manejo e conservação do Oceano Atlântico

Primeira reunião do iAtlantic ocorreu na Escócia, entre os dias 18 e 21 de junho

por Natália Uriarte Vieira | 23/06/2019

Jose Angel Alvarez Perez, pesquisador e docente do curso de Oceanografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participou, como representante da Instituição, da primeira reunião do Projeto iAtlantic (Avaliação Integrada dos Ecossistemas Marinhos do Atlântico no Espaço e no Tempo), que ocorreu em Edimburgo, na Escócia, entre os dias 18 e 21 de junho.

Foto: iAtlantic2019-06-18- iAtlantic.jpg

O projeto foi aprovado em dezembro do ano passado, no âmbito do edital da Comunidade Europeia BG08 – H2020 (Aliança para Pesquisa de todo o Oceano Atlântico) e conta com a participação de 33 instituições da Europa, América do Norte, América do Sul e África. A Univali é uma das instituições engajadas por meio dos professores Jose Angel Perez, Paulo Pezzuto e Rodrigo Sant´Ana, do Laboratório de Estudos Marinhos Integrados, vinculado à Escola do Mar Ciência e Tecnologia. O professor Angel ocupa o cargo de coordenador regional – Atlântico Sudoeste, que reúne as instituições brasileiras - Univali, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de São Paulo (USP) -, além das argentinas - Servicio de Hidrografia Naval (SHN) e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet).

O iAtlantic terá duração de 48 meses, de 2019 a 2022, com uma abordagem interdisciplinar e esforços nacionais e internacionais, para obtenção de informações para melhor manejar e conservar o Oceano Atlântico, no contexto da Economia Azul e as estratégias do Blue Growth. A iniciativa levantará conhecimento inédito dos ecossistemas profundos do Atlântico Norte e Sul, a partir da exploração de habitats profundos, de 200 a 2000 metros, locais ainda pouco compreendidos, porém sob pressão das atividades antrópicas. As atividades científicas serão focadas em padronizar a observação das condições físicas e processos biológicos no Atlântico Norte e Sul; mapear ecossistemas profundos e de mar aberto em escala local, regional e oceânica; avaliar a estabilidade e vulnerabilidade dos ecossistemas profundos e de mar aberto do Oceano Atlântico às mudanças na circulação oceânica e efeitos de estressores antrópicos; equilibrar e aumentar a capacidade tecnológica, humana e de interoperabilidade de dados em todo o Atlântico; e informar o desenvolvimento de políticas que garantam e estimulem uma economia azul sustentável.

Informações complementares sobre a iniciativa internacional estão disponíveis na página do projeto, em http://www.iatlantic.eu/.

Mais informações: (47) 3341-7714, com o professor José Angel Alvarez Perez.