Univali integra programação da Semana Nacional de Museus

Atividades ocorrem no Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras

por Wagner José Mezoni | 09/05/2017

Balneário Piçarras - O Museu Oceanográfico da Univali, mantido pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Piçarras, integra, entre os dias 15 e 21 de maio, a 15ª Semana Nacional dos Museus". Na ocasião serão realizas palestras e visitações gratuitas.

15 de maio

13h – Credenciamento;
13h30 - Recepção para os agentes de turismo no auditório do museu;
14h15 – Palestra “Museus: a cultura como entretenimento ou transformação social?”, ministrada por Luciano Tricárico;
15h00 - Visita mediada à exposição do museu;
16h30 – Encerramento com a apresentação dos produtos educativos e turísticos do Museu Oceanográfico Univali destacando as potencialidades turísticas e educativas do Museu Oceanográfico.

18 de maio

18h30 - Lançamento do livro “Criancices”, de autoria de André Soltau;
19h00 - Painel: “Lugares para imaginar: a mediação cultural no museu”, ministrada por Aline Amaral de Freitas;
19h45 – Painel: “Histórias Controversas: Dizer o Indizível nos Museus”, ministrada por Daniela Tomio e André Soltau;
20h30 – Visitação na exposição, até as 22h, para os inscritos nos painéis/palestras.

19 de maio

19h00 – Painel: “O dito pelo não dito: subjetividade reproduzida nas ações museais”, apresentado por Darlan Cordeiro;
19h45 – Painel: "Acervo, Sociedade e Estado: o papel mediador do curador frente a estes atores", apresentado por Jules Soto;
20h30h – visitação na exposição, até as 22h, para os inscritos nos painéis/palestras.

Além disso, na quinta-feira, 18, Dia Internacional dos Museus, a visitação ao acervo do museu será gratuita e aberta para toda a população.

A semana é o período em que museus e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, promovem atividades especiais. Este ano, o tema escolhido foi: “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Outras informações: (47) 3261-1403/3261-1402, com o Museu Oceanográfico da Univali.