Univali e IMA firmam convênio para início do Plano de Gestão Pública Ambiental

Termo foi assinado na terça-feira (15), no Campus Biguaçu

por Natália Uriarte Vieira | 15/05/2018

Biguaçu/SC – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) firmaram convênio nesta terça-feira, dia 15 de maio,  às 14h, no auditório do Campus Biguaçu, para dar início ao Projeto Plano de Gestão Pública Ambiental, desenvolvido para consolidar um modelo de gestão pública para as fundações municipais do meio ambiente, que terá o município de Biguaçu como projeto piloto. A proposta foi assinada pelo prefeito de Biguaçu, Ramon Wellinger, pelo reitor da Universidade, professor Valdir Cechinel Filho, e  pelo presidente do IMA, Alexandre Waltrick.

2018-05-15 - Assinatura convênio IMA2.png

A iniciativa é coordenada pelo Núcleo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Univali, projeto de extensão da Escola de Negócios da Universidade em parceria com a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas, que visa conscientizar e mobilizar organizações do primeiro, segundo e terceiro setores, assim como a comunidade acadêmica e do entorno dos campi da Universidade, para o desenvolvimento dos ODS da ONU.

O projeto foi elaborado e está sob a coordenação dos professores Vanderléia Martins Lohn e Rafael Burlani. O modelo de gestão pública é uma ferramenta que será proposta para estabelecer práticas e procedimentos que pretendem mitigar os impactos ambientais e contribuir para a formação genérica dos servidores, como pessoas conscientes em relação às questões ambientais, gerando vantagens para a organização como um todo.

Os professores coordenadores do projeto defendem que a gestão ambiental consolidada com a Agenda 2030 – ODS é uma questão estratégica, na medida em que, além de contribuir para a preservação do ambiente e, em consequência, da natureza e da biodiversidade, permite também reduzir os custos diretos (água, energia e matérias primas) e indiretos (multas por danos ambientais). Segundo eles, a criação de um modelo de gestão ambiental pública no contexto dos indicadores e metas dos ODS posicionará as fundações municipais do meio ambiente em sintonia com a concepção de ecoeficiência, incluindo critérios socioambientais nos procedimentos diários. Além disso, o modelo promoverá eficiência para a organização ambiental, conformidade ambiental e menos infrações ambientais.

O projeto será financiado pelo IMA, com execução do Núcleo ODS da Univali, no município de Biguaçu, no período aproximado de 18 meses. A cerimônia de assinatura do convênio foi prestigiada pela comunidade acadêmica e externa, autoridades e convidados da região.

2018-05-15- Assinatura convênio IMA.png

Mais informações: (48) 3211-2030, Atividades de Extensão Grande Florianópolis/ Núcleo ODS.