• Univali
  • Notícias
  • Projeto de movelaria sustentável da Univali capacita comunidade

Projeto de movelaria sustentável da Univali capacita comunidade

Aulas de marcenaria básica são ofertadas de forma gratuita, no Campus BC


por Natália Uriarte Vieira | 23/06/2017

Balneário Camboriú - Resíduos gerados por empreendimentos da construção civil ganham nova forma e utilidade nas mãos dos participantes do projeto de extensão "Meu Amigo Capaz", do curso de Design Industrial da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A proposta contempla aulas de marcenaria básica ofertadas de forma gratuita à comunidade, para o aproveitamento de madeiras não utilizadas em construções e demolições.

2017-06-22-Meu Amigo Capaz.jpg

Durante a formação os alunos produzem móveis com material reutilizável, doado por parceiros. Porém, as orientações iniciam já na seleção, separação pelo tipo e qualidade da madeira e recuperação da matéria-prima. A capacitação orienta os participantes para desenvolvimento e fabricação de móveis, por meio de aulas expositivas e práticas, com abordagem que vai desde ensinamentos para leitura de desenho e metrologia, até a utilização de ferramentas e maquinário.

"Normalmente, eles chegam sem noção nenhuma. Trabalhamos os conceitos de métrica, espacialidade, volume e estética, e após, eles são desafiados a montar as suas próprias peças. Mesmo com diretrizes iguais para todos, os móveis têm características diferentes, cada turma e cada aluno desenvolve a sua própria identidade", explica Carlos Eduardo Mauro, professor e um dos coordenadores do projeto.

    

O curso prevê seis encontros, às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, na sala 104 do bloco 8 do Campus Balneário Camboriú. A iniciativa iniciou em 2015 e é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú.

Há alunos de todos as idades e perfis. Inclusive, profissionais da área de arquitetura e design buscam na formação orientações para colocarem as suas ideias em prática. "Tranquei o curso por um período e fui trabalhar em uma marcenaria em São Paulo, depois voltei para graduação. Hoje, sou monitor no projeto e tenho uma marcenaria. Aqui eu ensino e aprendo muito", revela Pedro Eduardo Ebert, acadêmico do curso de Arquitetura da Univali e monitor do projeto.

2017-06-22-Meu Amigo Capaz 2.jpg

Já Célia Zeferino, 50 anos, agente de serviços gerais, vê na marcenaria uma alternativa de renda para o futuro: "Gosto muito de artesanato e trabalhar com madeira sempre foi uma paixão minha. Agora quero colocar tudo que aprendi em prática, começando pela minha casa", afirma.

Carlos Eduardo de Borba, docente que também coordena o Meu Amigo Capaz, chama a atenção para as possibilidades que o projeto proporciona: "Aquilo que era lixo pode se transformar em algo bonito, em uma atividade prazerosa, com grande possibilidade de gerar fruto e renda".

Inscrições para novas turmas

A abertura de inscrições para novas turmas ocorre periodicamente. Interessados podem se inscrever pelo site www.univali.br/cursosextensao, em Cursos Balneário Camboriú, ou devem comparecer no dia e local da capacitação.

Mais informações: (47) 3261-1258, na coordenação do curso de Design Industrial da Univali.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade