• Univali
  • Notícias
  • Professor participa da conferência ”Science for Ocean Actions” na Noruega

Professor participa da conferência ”Science for Ocean Actions” na Noruega

Evento ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro, em Bergen


por Natália Uriarte Vieira | 26/11/2018

O professor Paulo Ricardo Schwigel, responsável pelo Laboratório de Ecossistemas Aquáticos e Pesqueiros da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali foi um dos participantes do evento “Science for Ocean Actions. Sustainable management of biological resources: the importance of knowledge for finding regional solutions to global challenges”. O evento ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro, em Bergen na Noruega.

Reunião Science for Ocean Actions  - Bergen (Noruega).jpg

O objetivo do evento foi alavancar ações coletivas e efetivas da comunidade internacional, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), órgãos regionais, governos e empresas privadas, em resposta aos desafios e oportunidades globais tendo como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na conferência, discutiram-se assuntos como, o efeito das mudanças climáticas na exploração de recursos vivos marinhos, a dinâmica dos ecossistemas, tecnologia para observação dos ecossistemas marinhos, poluição (microplásticos, plásticos, poluição e contaminantes), estoques pesqueiros, aquicultura, bem como a sustentabilidade, monitoramento, controle e vigilância da pesca.

O convite para participar da Conferência “Ciência para Ações Oceânicas” deu-se pelo governo norueguês por meio de seu embaixador no Brasil e foi realizado pelo Instituto de Pesquisas e Investigação Marítimas (IMR) da Noruega. Os vários especialistas reunidos contribuíram para a compreensão do estado dos ecossistemas marinhos, identificando lacunas de conhecimento e áreas onde os avanços podem ser possíveis além do desenho de pontos de ação regionais específicos. Eles identificaram desafios e oportunidades para o manejo sustentável de recursos biológicos marinhos em diferentes regiões do mundo, visando uma possível maior oferta de alimentos e outros recursos e serviços dos oceanos.

O trabalho final da conferência foi um relatório produzido pelo IMR e será encaminhado ao G7 (Grupos das 7 principais economias do mundo) concentrando-se nos desafios e oportunidades, e destacando objetivos comuns, soluções regionais bem como nas melhores práticas para alcançá-los.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade