• Univali
  • Notícias
  • Pesquisadores da Univali avaliam impacto social do Mais Médicos em SC

Pesquisadores da Univali avaliam impacto social do Mais Médicos em SC

Estudo fomentou proposta multicêntrica com foco na educação permanente de gestores de saúde


por Natália Uriarte Vieira | 20/06/2017

Itajaí - Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) avaliaram o impacto social do Programa Mais Médicos (PMM) em Santa Catarina. A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017, por docentes do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho e do curso de Medicina da Univali, com objetivo de apontar realidades, perspectivas e analisar as mudanças sociais geradas pelo programa no Estado.

2017-06-20 - Programa Mais Médicos.jpg

O PMM é uma plataforma federal, em curso desde 2013, dirigida à formação de atenção médica para a atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), e desenvolvida sob três eixos: provimento emergencial, aumento da oferta de cursos de graduação e residência médica, e novos parâmetros para a formação médica.

A pesquisa do grupo da Univali teve abordagem mista e foi realizada com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Edital 2014-1 Universal, e apoio direito da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. No mapeamento quantitativo feito em março de 2016, verificou-se que, na ocasião, havia 437 médicos do programa distribuídos em 194 municípios catarinenses. Já na dimensão qualitativa do estudo, o grupo analisou as mudanças sociais geradas pelo programa no Estado, a partir de variáveis como adesão ao programa, comunicação, indicadores de saúde, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), situação da atenção básica, valores coletivos, modelo de atenção, biopolítica, processo de trabalho, clínica de base e subalternidade.

As principais contribuições e impactos do MM em SC

A análise dos dados coletados no estudo sinaliza que o Mais Médicos, em SC, expandiu equipes de atenção básica; diminuiu as desigualdades sociais injustas e evitáveis em saúde, historicamente postas por médicos no litoral em relação aos do interior; sensibilizou médicos brasileiros para a atenção básica; recuperou a confiança de usuários desassistidos, na especificidade da garantia de atenção médica na atenção básica; revelou espaços em que as relações de tolerância ética, cultural e política no trabalho em saúde requerem investimento humano; e representou impacto positivo nos municípios catarinenses que aderiram ao PMAQ nos dois ciclos completos – 2014 e 2015.

Segundo a professora Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima, coordenadora da pesquisa, o MM tem se colocado como estratégia indutora de cidadania, na medida em que se constitui em uma política de intervenção social redistributiva e de desenvolvimento humano inclusivo: uma forma de proteção social, integrada dialeticamente à atenção básica catarinense.

Os pesquisadores reconhecem as positividades do programa, sobretudo o enfrentamento ao dramático cotidiano de catarinenses desassistidos da atenção médica, mas alertam para a necessidade de execução dos eixos de médio e longo prazos da Lei Mais Médicos - mudanças de parâmetros na formação em medicina e reestruturação da formação médica. De forma geral, no estudo os gestores dos municípios expuseram avaliação positiva, com desejo e necessidade de continuidade e expansão do PMM.  "Os Colegiados Regionais (CIR/SC) são percebidos como espaços potenciais para o fortalecimento dos trabalhos diários de gestores. No entanto, não apareceu na pesquisa, nas quinze macrorregiões analisadas, uma proposta de vontade coletiva, de junção de forças, de busca de apoios e alianças", comenta a coordenadora da pesquisa, sobre o apoio institucional. A partir deste contexto surgiu uma proposta multicêntrica com foco na educação permanente de gestores de saúde no Estado. O projeto está em fase de elaboração e deve iniciar em agosto deste ano, com envolvimento de parceiros que contribuíram na pesquisa. A iniciativa será executada por um Observatório de Políticas Públicas de Saúde.

Acompanhe a nota técnica produzida pela professora Rita, com a síntese dos resultados da pesquisa, clicando aqui

Mais informações: (47) 3341- 7932, na coordenação do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Univali.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade