Mostra reúne fotos do cotidiano indígena Kraho, no Tocantins

Registros foram feitos por residente durante vivência de dois meses na comunidade

por Natália Uriarte Vieira | 30/03/2017

Itajaí – Situações e objetos do cotidiano de uma comunidade indígena Kraho, localizada no Tocantins, estão representadas em fotos expostas na Biblioteca Comunitária Central da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí, a partir do dia 4 de abril (terça-feira). A mostra "Uma jornada em busca de respostas" é resultado da vivência de André Luiz Borba com os índios, durante dois meses. Ele é aluno do Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional Atenção Básica/ Saúde da Família da Univali.

2017-03-30-Exposição Kraho2.png

Borba é egresso do curso de Licenciatura em Educação Física da Univali. No ano passado, ele participou de um evento de cultura em Goiás, onde conheceu alguns índios. Na época, o pós-graduando buscava um local para passar férias e fazer o estágio da residência. "Voltei motivado e dias depois, conversei com a coordenação da especialização e com um amigo índio, para ficar durante alguns dias na comunidade", revela.

O autor destaca que as fotos expõem aspectos muito particulares da comunidade, como objetos, rituais e situações do dia a dia dos Kraho. "A essência é observada nas entrelinhas da cultura. Muitas vezes, as pessoas olham, mas não conseguem enxergar a riqueza cultural ali apresentada. Só convivendo com eles para perceber", salienta o acadêmico.

2017-03-29- Mostra fotográfica Kraho2.png

São 114 fotos, distribuídas na rampa e em painéis do espaço de convivência, lazer e leitura, no térreo da Biblioteca. A abertura da mostra ocorre dia 4, às 18h30. Na ocasião, será realizada uma roda de diálogo com projeção de imagens e relatos da experiência do acadêmico.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h30, e aos sábados, das 9h às 18h.

O que: Exposição "Uma jornada em busca de respostas".

Quando: De 4 a 28 de abril.

Onde: Biblioteca Central Comunitária da Univali, Campus Itajaí.

Entrada gratuita

Mais informações: (47) 3341-7599, no Serviço de Ação Cultural da Biblioteca da Univali.