Mestrado e Doutorado em dupla titulação com a Widener University iniciam em março

Univali é a primeira Instituição do País a ofertar cursos stricto sensu em Ciência Jurídica/ Direito, neste regime, com uma universidade norte-americana

por Natália Uriarte Vieira | 09/02/2018

Itajaí – Iniciam em março, as atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em dupla titulação com a Widener University – Delaware Law School, com sede em Wilmington, Delaware, nos Estados Unidos da América (EUA). A Univali é a primeira Instituição do Brasil a firmar convênio neste caráter (dupla titulação para curso stricto sensu), com uma universidade norte-americana.

2018-02-09-Dupla titulação Delaware.png

O programa selecionou, para as primeiras turmas, o total de 34 candidatos, divididos entre 23 acadêmicos do Mestrado e 11 do Doutorado. As aulas serão todas ministradas em inglês, tanto no PPCJ da Univali como na Delaware Law School.

O corpo docente do PPCJ, que vai interagir com os professores norte-americanos, lecionará as disciplinas em inglês, na Univali, e será formado pelos professores doutores: Marcelo Buzaglo Dantas; Orlando Luiz Zanon Júnior; Natammy Luana de Aguiar Bonissoni; José Antonio Savaris; Luciene Dal' Ri; Gilson Jacobsen; Alexandre Moraes da Rosa; e Osvaldo Agripino de Castro Junior.

Em abril, está prevista a realização de uma aula magna, que irá inaugurar o programa de dupla titulação entre as duas Instituições, proferida pelo reitor da Delaware Law School, Rodney A. Smolla, com a participação de autoridades acadêmicas da Univali. A parceria entre as universidades efetivou-se a partir da análise de equivalência das matrizes curriculares e submissão aos trâmites internos para integralização.

O professor Paulo Cruz, coordenador do PPCJ da Univali, destaca a importância deste programa em dupla titulação: "Este é o primeiro programa de dupla titulação em Ciência Jurídica, com uma Universidade dos EUA", afirma.  Hoje, o PPCJ, além do novo convênio com a Delaware Law School, conta com a possibilidade de dupla titulação com as Universidades de Alicante (Espanha), de Caldas (Colômbia), do Minho (Portugal) e de Perugia (Itália).

2018-02-09-Dupla titulação Delaware2.png

Marcelo Buzaglo Dantas, docente do PPCJ, coordenará este programa e já acompanhará um grupo de acadêmicos e professores da graduação e da pós-graduação, em uma viagem com atividades específicas vinculadas à iniciativa, para Delaware, neste mês de fevereiro.

Atividades no Brasil e nos EUA

Os candidatos aceitos na dupla diplomação com a Widener University, em nível de mestrado, irão cursar 12 créditos acadêmicos em cada uma das Instituições. Já os aceitos no doutorado realizarão estágio de pesquisa na universidade conveniada, durante o período de quatro meses, podendo dividir em duas estadas de dois meses.

Em ambos os casos – Mestrado e Doutorado - os alunos terão orientador no PPCJ da Univali e na Delaware Law School. As bancas para defesa de dissertações e teses serão compostas por professores das duas Instituições. No caso do mestrado, o aluno receberá o título de Mestre em Ciência Jurídica pela Univali e de Master of Law pela Delaware Law School; assim como no doutorado o concluinte será agraciado com o título de Doutor em Ciência Jurídica pela Univali e de Doctor of Juridical Science pela universidade norte-americana.

Mais informações: (47) 3341-7519, na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali ou em www.univali.br/ppcj.