Internacionalização

Inscrições abertas para dupla titulação em Oceanografia

Programa da Univali, exclusivo para alunos matriculados, é o primeiro do Brasil para cursos da área

por Wagner José Mezoni | 14/03/2017

Itajaí – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está com inscrições abertas, até 27 de março, para o programa de dupla diplomação em Oceanografia realizado em parceria com o curso de Ciências do Mar da Universidade Católica de Valência San Vicente Mártir (UCV), da Espanha.

2017-03-14-ucv.jpg

Por meio do programa, alunos que atenderem aos requisitos previstos no edital, disponível em www.univali.br/intercambio - link: Edital 005 CoAI 2017 – Dupla Diplomação em Oceanografia, terão o diploma com validade no Brasil e na Espanha.

A Univali já mantém convênio com a Universidade espanhola e, anualmente, envia e recebe alunos de Oceanografia para intercâmbio. Além disso, a Instituição mantém diversos outros programas de dupla titulação para programas de mestrado e doutorado, além de intercâmbios para graduação com universidades de todo o mundo.

Este, no entanto, é o primeiro convênio de dupla titulação da Univali oferecido para cursos de graduação, e o primeiro do Brasil, neste molde, para a área de oceanografia.

Para o estabelecimento da parceria, Kátia Naomi Kuroshima, coordenadora do curso de Oceanografia da Univali, explica que foi analisada a equivalência entre as disciplinas dos cursos: "A partir deste estudo foram apontados os requisitos e carga horária que os alunos deverão atender para terem a dupla titulação", pontua.

A coordenadora afirma que o convênio possibilitará a abertura de novos mercados de trabalho tanto para os estudantes brasileiros quanto para espanhóis: "Será um passo importante para a internacionalização curricular do curso. Ele fomentará a troca de conhecimentos acadêmicos e de projetos de pesquisa", concluí Kuroshima.

Requisitos para dupla titulação

Para participar do programa de dupla titulação, o acadêmico regularmente matriculado no curso de Oceanografia da Univali precisa ter frequentado, pelo menos, quatro semestres da faculdade.

Ele cursará parte da faculdade no Brasil e parte na Espanha e, para receber os dois diplomas, deverá ser aprovado em todas as disciplinas.

Aos participantes, é oferecida, ainda, a possibilidade de desenvolver o trabalho de conclusão do curso em conjunto, com orientação da Univali e coorientação de professor da universidade espanhola.

Outras informações: (47) 3341-7725, com Kátia Naomi Kuroshima, coordenadora do curso de Oceanografia da Univali.