SharePoint
  • Univali
  • Notícias
  • Filme sobre atingidos pelo desastre de Mariana é lançado na Univali

Filme sobre atingidos pelo desastre de Mariana é lançado na Univali

Curta-metragem “Além da Lama: Memórias, Ausências, História” resulta da parceria entre universidades, em articulação com o Movimento dos Atingidos por Barragem


por Natália Uriarte Vieira | 15/09/2017

Itajaí – O filme "Além da Lama: Memórias, Ausências, História" será lançado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no dia 21 de setembro (quinta-feira), às 20h. O evento será no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí, com entrada gratuita e aberta ao público, e integra a programação do 13º Festival Cultural da Univali. Representantes dos atingidos pelo desastre em Mariana participarão do lançamento do curta-metragem, que é um dos resultados da parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Regional de Joinville e Univali, em articulação com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), a Sala Verde e as Escolas Sustentáveis.

2017-09-15 - Além da Lama - Filme.png

Em julho deste ano foram realizadas oficinas em Mariana (MG), direcionadas a jovens, crianças e adultos das comunidades diretamente atingidas, como uma ação do 50º Festival de Inverno de Ouro Preto, a partir de práticas da arte-educação ambiental e da abordagem metodológica "Trilha da Vida". O filme retrata processos ocorridos nestas oficinas e apresenta algumas histórias dos atingidos e seus dramas atuais, passados dois anos da tragédia.

Os depoimentos colhidos falam sobre as lembranças que as pessoas têm do lugar e das paisagens frente à realidade atual, em que convivem com as imagens de seus lares destruídos, sem perspectiva de retorno. Os editores do filme, Elielson Bernardino e Rafael Langella, tiveram o cuidado de envolver os participantes da oficina e os que foram selecionados para entrevista, em todo o processo de produção e edição do filme.

2017-09-15- oficina VISO Mariana Atingidos.png

Além do curta-metragem, a oficina deu origem a um livro com mais de 30 histórias de vida escritas, que está sendo pré-editado em cartonaria e será finalizado com os atingidos de Mariana, para disseminar e fortalecer a luta dos movimentos sociais e dos atingidos pela barragem. Todo o trabalho dialoga com a valorização da memória socioambiental, no processo de educação ambiental, no cotidiano da escola e das comunidades.

Estas ações – oficina, filme e livro - resultam da parceria entre a UFOP, Univali, Univille e MAB, ativada pelos projetos de pesquisa e extensão "Escolas Sustentáveis" (UFOP), "Trilha da Vida" e Sala Verde "Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental do Vale do Itajaí (SC)" (Univali) e "Arte, Cultura, Patrimônio: da produção à institucionalização - relações e tensões - ARCUPA" (Univille), com apoio do Instituto Caracol, Ladurabilité – ações para sustentabilidade e Somos do Mar.

Assista o teaser do filme:

Serviço:

O que: Lançamento do filme "Além da Lama: Memórias, Ausências, História"

Quando: dia 21 de setembro (quinta-feira), às 20h

Onde: Teatro Adelaide Konder, na Univali, Campus Itajaí   – Rua Uruguai, 458, Centro – Itajaí (SC)

Mais informações: (47) 3341-7723, no Laboratório de Educação Ambiental da Univali.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Filme sobre atingidos pelo desastre de Mariana é lançado na Univali