Ex-reitor lança livro sobre gestão

Obra narra como dirigente superou crise institucional e implantou novo modelo de gestão na Univali

por Univali | 10/10/2017

Itajaí – Um reitor diante de um desafio crítico: sanear uma universidade à beira do colapso financeiro e inaugurar um modelo de gestão que permitisse dar um salto de qualidade num mercado de crescente competitividade. Essa é a temática central do livro a “A gestão de um sonho”, do ex-reitor e professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), José Roberto Provesi. Em depoimento ao jornalista Luiz Garcia, a obra é uma narrativa dos principais episódios dos oito anos de sua gestão à frente da Universidade. O lançamento do livro acontece na próxima segunda-feira, dia 16, às 18h, no Espaço Multiuso da Univali.

Como destaca o ex-reitor, a obra não tem um caráter institucional. “Optei por um relato pessoal porque quis transmitir toda a intensidade e a carga emocional daqueles anos. Foi um período muito difícil da Universidade e um desafio pessoal imenso. Ficamos numa encruzilhada que exigiu uma grande mudança de gestão e da cultura institucional”, observa.

Quando assumiu a presidência da Fundação Univali e a reitoria da Universidade em maio de 2002, o ex-reitor teve de lidar com um índice de 30% de inadimplência e um comprometimento de 100% das receitas com as despesas trabalhistas e previdenciárias. A Instituição devia a fornecedores e tinha um passivo com o Sistema Previsc que punha em sério risco o futuro do regime de previdência complementar.

“A gestão de um sonho” narra, em primeira pessoa, as principais ações que foram implementadas para reverter o quadro orçamentário da Universidade e desarmar algumas bombas-relógio, como o sistema previdenciário e o plano de carreira, que viriam a onerar severamente as contas da Instituição se não fossem revistos.

“Acho que é uma narrativa que nos oferece lições importantes, seja de vida, seja de gestão”, ressalta Provesi. “Quando pensei em escrever sobre essa experiência, imaginei como um relato assim poderia mostrar o valor dos conceitos e das práticas que introduzimos no cotidiano da Universidade. O desafio não era só resolver um passivo financeiro. Era lançar as bases de uma Universidade que precisava se diferenciar pela excelência para preservar o sonho que inspirou a criação do que é hoje a Univali”.

Apesar de focar nos anos de gestão, o livro apresenta também a trajetória do ex-reitor até à reitoria. Graduado na mesma Universidade, Provesi teve passagem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde obteve o mestrado, e pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, pela qual tornou-se doutor. Antes de ser eleito reitor, foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Univali.

Publicado pela editora Oficina, o livro, que terá o custo de R$30, será comercializado na noite de lançamento e terá a receita das vendas revertida para a Associação das Voluntárias pela Infância Saudável (Avisa), entidade que presta apoio ao Hospital Universitário Pequeno Anjo.

Outras informações: (47) 3341-7605, com José Roberto Provesi.