Estudos sobre tubarões e raias é apresentado na Paraíba

Pesquisa sobre raia de profundidade encontrada no litoral de Santa Catarina foi considerado o segundo melhor trabalho do evento

por Wagner José Mezoni | 13/06/2018

Itajaí - Ingrid Hyrycena dos Santos, aluna do curso de Ciências Biológicas, e Luana Arruda Sêga, do curso de Oceanografia, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participaram, entre os dias 3 e 8 de junho, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, do 3º Sharks International, evento considerado o maior congresso sobre tubarões e raias do mundo.

Na ocasião, Ingrid conquistou o segundo lugar entre os melhores trabalhos do evento, na categoria apresentação oral, com estudo que aponta os primeiros dados biológicos para uma espécie de raia de profundidade até então pouco conhecida pela ciência.

As estudantes apresentaram, ainda, outros três trabalhos científicos. Todos coordenados e orientados pelos professores Rodrigo Cordeiro Mazzoleni e Paulo Ricardo Schwingel, do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos e Pesqueiros da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, em parceria com Getulio Rincon, professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os trabalhos são os resultados alcançados em estudos realizados na Univali sobre espécies de tubarões e raias de profundidade que ocorrem no litoral de Santa Catarina. A viagem teve apoio financeiro da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Elasmobrânquios em parceria com a American Elasmobranch Society. Participaram do evento 500 cientistas de 52 países.

Outras informações: (47) 3341-7714, com Rodrigo Cordeiro Mazzoleni, professor e coordenador do estudo.