Escola do Mar, Ciência e Tecnologia promove Semana Acadêmica

Atividades ocorreram entre os dias 26 e 29 de novembro

por Natália Uriarte Vieira | 30/11/2018

A 23ª Semana Acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, oportunizou a troca de experiências entre acadêmicos e professores, e a socialização do conhecimento científico, de iniciativas e projetos de extensão vinculados à Escola.

2018-11-28 -Semana Acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia.jpg

Houve defesas dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos ao longo deste semestre e palestras sobre temas atuais e latentes nas áreas contempladas. Foram apresentados os projetos da disciplina de Termodinâmica Aplicada do curso de Engenharia Mecânica, e dos projetos da disciplina Física I do curso de Engenharia de Produção, que fez um ensaio sobre a conservação de energia em sistemas sustentáveis. Também aconteceram diálogos sobre ética e sustentabilidade e sobre a infância e os tempos de brincar na rua, com os autores da exposição "Se Essa Rua Fosse Minha".

O painel "Empreendedorismo e Inovação -  A importância da Cultura Empreendedora e da PD&I no ambiente universitário", organizado pelo curso de Engenharia de Produção, despertou a discussão sobre a importância da parceria entre a Universidade, iniciativa privada e pública para promover a inovação e o empreendedorismo. Salientou-se a inovação como uma das áreas inerentes ao trabalho desenvolvido pelos cursos da Escola, com resultados expostos nos TCCs, projetos de extensão, relatórios técnicos, protótipos de engenharia, com possibilidade de tornarem-se empreendimentos. Os conheceram o cenário atrativo para o empreendedorismo na região e as oportunidades ofertadas na Univali, por meio da Uniinova, para incubação e desenvolvimento de novos negócios

As palestras foram conduzidas por professores da Univali e convidados. Entre eles estavam representantes do Sebrae, da Acate, da Amfri, da Itajaí Participações, da Florata e do Uniinova – Núcleo de Inovação Tecnológica.