Encontro do Proler contempla atividades de incentivo à leitura

Palestras e oficinas ocorrem entre os dias 29 e 31 de maio, abertas à comunidade e gratuitas, em Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 16/05/2017

Itajaí – O 6º Encontro Regional do Proler: Na Trilha da Leitura, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), fomentará entre os dias 29 e 31 de maio, atividades de incentivo e formação de mediadores de leituras e leitores. Palestras e 13 oficinas movimentarão o Campus Itajaí da Univali e espaços culturais da cidade, além do "Prolerzinho" que propõe momentos lúdicos e divertidos para as crianças, na Biblioteca Municipal Pública de Itajaí.

2017-05-16-Proler V Encontro 5.jpg

O evento marca os seis anos de existência do Comitê Regional do Proler, e provocará discussões sobre a relevância das políticas públicas nacionais em prol da leitura. Ao todo serão 13 oficinas de capacitação, nos períodos matutino, vespertino e noturno, envolvendo múltiplas linguagens, como música, artes visuais, teatro e literatura. As oficinas serão ministradas por profissionais convidados e são voltadas a acadêmicos, professores, mediadores de leitura, bibliotecários e agentes de biblioteca.

No dia 30 (terça-feira), às 19h, no auditório do bloco E1, haverá apresentação do espetáculo teatral "Os Cínicos", do Porto Cênico. Em seguida, ocorre a mesa redonda "Narrativas Sobre a Escrita", com participação dos palestrantes Afonso Nilson, Caroline Carvalho e Rodolfo Lemos, e mediação das professoras Ana Cristina Bornhausen Cardoso e Valéria de Oliveira. No dia seguinte, 31, às 18h30, será lançado o livro "Entre bolhas e assobios" do professor André Soltau, no auditório 1 do bloco F4. O autor ministrará a palestra "Palavra Violada", às 19h, sob mediação da docente Adair de Aguiar Neitzel.

2017-05-16- Proler V encontro.jpg

O Encontro Regional é organizado pelo Proler Univali vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura e ao Núcleo das Licenciaturas da Univali, tendo como parceiros a Secretaria de Educação de Itajaí, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Biblioteca Municipal de Itajaí, Secretaria de Educação de Balneário Piçarras, Secretaria Municipal de Educação de Navegantes, Grupo Porto Cênico e Fundação Cultural de Itajaí.

A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos, de forma gratuita, na área Licenciatura.

Prolerzinho propõe atividades para o público infantil

O Prolerzinho é voltado para o público infantil e contempla atividades na Biblioteca Municipal Pública de Itajaí. Haverá contação de histórias, canto e pintura da face, nas manhãs e tardes dos dias 29, 30 e 31. As escolas interessadas em participar devem agendar horário previamente, pelo e-mail prolerunivali@gmail.com.

Mais informações: (47) 3341-7989, no Núcleo das Licenciaturas da Univali.