Curador Josué Mattos realiza atividade no curso de Artes Visuais

Palestra do atual administrador do Masc abriu a disciplina Curadoria e Ação Educativa, no dia 23, no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 26/02/2018

Josué Mattos, curador geral e administrador do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), ministrou, no dia 23 de fevereiro (sexta-feira), na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a aula inaugural da disciplina Curadoria e Ação Educativa, do curso de Artes Visuais, parceria com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), deste semestre.

2018-02-16-Josué Mattos.png

O convidado apresentou um panorama geral sobre curadoria, com testemunho sobre a sua própria trajetória. "Ele é referência internacional. A oportunidade de diálogo sobre a realidade e o cenário artístico é extremamente importante e necessária no ambiente acadêmico", destaca a coordenadora do curso de Artes Visuais, Ane Martins Fernandes.

Mattos é doutorando em Literatura na área de Teoria da Modernidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre, em Paris na França, onde também obteve o título de Master 1 e 2 em História da Arte Contemporânea. Na Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, concluiu o Master 2 em Práticas Curatoriais e Gestão da Criação Contemporânea. Ele é pesquisador e como curador já realizou diversas exposições. É curador do 3C Centro de Criação Contemporânea, uma incubadora que atua de modo colaborativo na concepção e realização de exposições no Brasil e exterior, e editor da revista eletrônica 3x3. Em 2017, venceu o prêmio Marcantonio Vilaça, o mais importante e relevante prêmio das artes visuais do país, na categoria de curadoria.