Crianças de escolas públicas podem fazer aulas de dança gratuitas

Projeto beneficia comunidades do entorno do Campus Itajaí

por Ana Paula Bazi | 12/06/2017

Itajaí - Acesso à cultura e um novo significado de vida para crianças e jovens de baixa renda. Com base nessa ideia, o curso de Educação Física da Univali, por meio do Programa Educação Física - Saúde, Esporte e Lazer (EFSEL), desenvolve um projeto de dança com aulas gratuitas às comunidades do entorno da universidade, em Itajaí.

2017-04-24- EFSEL dança 1.png

A iniciativa é totalmente aberta e sem custo, voltada para crianças e jovens entre 7 e 14 anos. A única condição é que os participantes sejam alunos de escolas públicas. Nas aulas, são apresentados diversos gêneros de dança, ensino de movimentos, criação de coreografias e apresentação em eventos.

Ao mesmo tempo que aprendem, os alunos exercitam sua autonomia, sensibilidade, colaboração e elevam sua autoestima. "A dança transforma as pessoas. E eles também trazem a bagagem deles. É uma troca muito interessante", explica Luciane Alves, coordenadora do programa.

As irmãs, Iria e Camila Silva, participam da dança desde o ano passado. "Eu nunca falto", diz Iria, a mais nova. Já Camila, gosta tanto, que pensa em se profissionalizar. "Meu sonho é ser professora de dança", conta.

O projeto também tem ajudado a quebrar o preconceito com os moradores da comunidade vizinha ao Campus Itajaí, o Nossa Senhora das Graças. "A Univali tem esse papel, de contribuir para a melhoria desta comunidade por meio da arte. Nós temos este potencial e a estrutura disponível para atendê-los, então, porque não?", defende Luciane.

Vem dançar! Tem vaga.

O projeto tem vagas disponíveis. As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, das 17h50 às 19h50, na sala multiuso 2, anexa ao ginásio do Campus Itajaí. A inscrição deve ser feita na secretaria do ginásio, e no ato é preciso apresentar o comprovante de matrícula da criança em escola pública.

Mais informações: (47) 3341-7988, na coordenação do curso de Educação Física da Univali.