Clean/Univali recebe acreditação do Inmetro

Com a certificação, produtores de bebidas alcoólicas fermentadas poderão utilizar os serviços do laboratório para emissão de laudos para exportação

por Wagner José Mezoni | 26/05/2017

Itajaí – A Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (Clean), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), acaba de receber a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do Governo Federal.

“A acreditação é a expressão formal do reconhecimento da competência do Clean/Univali, para realização de atividades de ensaios e laudos”, explica Valdir Cechinel Filho, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

Ela abrange toda a área gerencial da Clean e determinados processos, como a realização de testes para a determinação da qualidade de bebidas alcoólicas fermentadas, como vinhos, para a exportação, assim como produtos importados poderão ser verificados quanto aos parâmetros legais de qualidade.

A Clean oferece, ainda, serviços de análises físico-químicas e microbiológicas para garantia da qualidade de outros produtos, insumos e materiais, controlando as etapas do processo produtivo.

O foco de trabalho são matrizes de insumos e produtos, químicos, cosméticos, águas, efluentes, alimentos e bebidas, como vinhos, bem como a identificação e quantificação de fármacos e pesticidas.

Além disso, na Clean, hotéis, condomínios, clubes, escolas, hospitais e indústrias podem realizar, ainda, análises físico-químicas e microbiológicas de água de consumo, efluentes industriais e piscinas.

As atividades do setor, criado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Fundação Universidade do Vale do Itajaí, estão concentradas no bloco E3, no Campus Itajaí.

O contato com o serviço pode ser feito pelos telefones (47) 3341-7801 e 3341-7799 ou pelo e-mail: clean@univali.br. O portfólio completo de atividades oferecidas pode ser consultado no endereço: www.univali.br/servicos.

Outras informações: (47) 3341-7801, com a coordenação do Clean/Univali.