Chegada de novos alunos incentiva ação social na Univali

Doações devem ser entregues, até o dia 31 de março, nas coordenações de curso

por Wagner José Mezoni | 23/02/2017
Santa Catarina - No dia 22 de fevereiro, 3,5 mil novos alunos ingressaram na Univali. Eles chegam de diversas regiões e trazem, em comum, a ansiedade pelo encontro com o novo e a expectativa de acolhida, papel que cabe aos colegas de curso e aos colaboradores da instituição.

Cássia Ferri, vice-reitora de Graduação, conta que esse é um grande momento para todos: “É nosso papel recebe-los bem e acolhe-los de modo que se sintam confortáveis nesta que será sua segunda casa pelos próximos anos”, aponta.

Ela comenta que é normal que os calouros apresentem dúvidas e tenham alguma dificuldade para se adaptar as rotinas da instituição. Para esses casos, Cássia sugere que a boa vontade dos colaboradores é fundamental: “Buscar as informações e orientar corretamente é o mais importante, mesmo que seja sugerindo um telefonema à Central de Atendimento ou uma busca no Guia Acadêmico, encontrado em todos os setores da Univali”, afirma a vice-reitora.

Além disso, como em todo início de semestre é importante lembrar que a resolução 114/Consun/2013, estabelece que os "Trotes da Cidadania", com fins de congraçamento em torno de causas sócio educacionais.

Acadêmicos, professores, corpo técnico-administrativo e gestores da Univali que praticarem, facilitarem a participação ou permitirem que seja praticado qualquer outro ato de recepção dos calouros diferente disso, bem como os que causem constrangimento de qualquer gênero, como a coleta de dinheiro em semáforos, ou ainda mediante agressão física, moral, ameaça, ou lesão patrimonial, dentro ou fora dos campi da Univali, estarão sujeitos, sem exceções, ao desligamento definitivo da instituição, além daquelas penalidades previstas na legislação comum.

Ação “Calouro Solidário” ocorre até o dia 31 de março

2017-02-23-calouro-solidario.jpgNeste ano, a Universidade institucionalizou a ação "Calouro Solidário" que, aproveitando o mote de sua campanha de captação de alunos "Seja a Diferença", convida os novos alunos a realizarem doações que serão encaminhadas, posteriormente, para instituições de suas respectivas regiões. Elas devem ser entregues, até o dia 31 de março, nas coordenações de curso.

Para participar, os calouros dos campi Itajaí e Balneário Camboriú podem doar café, óleo de soja ou milho, arroz integral, leite longa vida, feijão, toalhas de rosto, toalhas de banho, pano de louça, detergente e esponjas de louça, algodão, esparadrapo, micropore, fita crepe, atadura Cremer e caixas de luva de procedimento nos tamanhos P ou M. Todo o material será repassado, posteriormente, ao Hospital Infantil Pequeno Anjo, de Itajaí.

Para os calouros do Campus Tijucas são sugeridas doações de fraldas geriátricas nos tamanhos G e GG, farinha de trigo, café e margarina, que serão doadas ao Lar Santa Maria da Paz, da mesma cidade. Já a Seara Espírita Entreposto da Fé (Seede), receberá as doações dos alunos do Campus Florianópolis. Para eles, são solicitados detergentes de louça, desinfetantes de banheiro, água sanitária e sabão em pó.

A APAE, de Biguaçu, receberá todo o leite longa vida, café, açúcar, farinha de trigo, água sanitária, sabão em pó e papel higiênico, que for doado no Campus Biguaçu. Por fim, os alunos dos campi de São José são convidados a doar leite, feijão, arroz, bolachas/biscoitos, macarrão e café, que serão repassados para o Centro Educacional Infantil Ulisses Guimarães, em São José.

Outras informações: 0800 723 1300, com a Central de Atendimento da Univali.