Baleia-bicuda é encontrada morta em Barra Velha

Pesquisadores da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali em Penha atuam para identificação da causa da morte do animal


por Fernanda Vieira de Maria | 08/10/2021

Barra Velha - A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Penha, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), registrou na manhã de sexta-feira, 8, o encalhe de uma baleia-bicuda da família Ziphiidae, na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, no litoral norte, de Santa Catarina. 


O mamífero encalhou na praia com vida, mas foi a óbito na sequência. A equipe técnica da Univali esteve no local para prestar o atendimento veterinário, e confirmou a morte do cetáceo. 

A equipe da Univali organiza, agora, a realização do exame anatomopatológico em campo. A necropsia será fundamental para tentativa de identificação da condição de saúde do cetáceo ao encalhar na praia e possíveis suspeitas de causa de morte.

Para tanto, os pesquisadores pediram ao público que respeitem a área de isolamento da equipe técnica; evitem aproximações, uma vez que o exame de necropsia envolve risco biológico; e  que não exponham crianças ou pessoas com sensibilidade ao local, pois o procedimento será feito em campo e há exposição de vísceras.

Para realizar o procedimento, a equipe técnica estará devidamente equipada com acessórios para proteção individual uma vez que trata-se de animal selvagem, de vida livre, que pode transmitir zoonoses ao ser humano. 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Ele tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, em Santa Catarina. Mais informações sobre condição de saúde, causa de morte e identificação da espécie serão repassadas à imprensa após as avaliações.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade