• Univali
  • Notícias
  • Atuação fonoaudiológica nas disfagias é tema de palestra na Univali

Atuação fonoaudiológica nas disfagias é tema de palestra na Univali

Evento ocorreu dia 21, no Campus Itajaí


por Natália Uriarte Vieira | 22/03/2019

Acadêmicos, professores e profissionais da fonoaudiologia reuniram-se na última quinta-feira, dia 21 de março, às 15h, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em uma palestra sobre a atuação do fonoaudiólogo diante de casos de disfagia em ambiente hospitalar. O evento, no auditório 3 do bloco F2, marcou a passagem do Dia de Atenção à Disfagia (20 de março) e teve como convidada a fonoaudióloga Stacey Janara Marcelino Graf, especialista em Disfagia.

                                                                                                                                                                                           Foto: Dales Hoeckesfeld2019-03-19 - Disfagia (11).jpg

A atividade aconteceu em consonância com o Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Hospitalar, conduzido pelas professoras do curso de Fonoaudiologia Andriele P. B. Rubim e Mara K. Christmann, da Escola de Ciências da Saúda de Univali.

O que é disfagia?

Disfagia é uma alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir alimentos ou saliva. Não se trata de uma doença, mais sim de um sintoma que indica prejuízo, ocasionado por diversos fatores, entre eles: traumatismos na região da cabeça ou pescoço, acidente vascular encefálico, demências, doenças neuromusculares, intubações orotraqueiais prolongadas, câncer de cabeça e pescoço, entre outros. Pode resultar na entrada do alimento ou saliva no sistema respiratório causando tosse, sufocamento, asfixia, pneumonias como também, desnutrição, desidratação e pode levar à morte.

Fatores de risco e sintomas

Os principais fatores de risco da alteração são: prematuridade; doenças neurológicas; traumas de face; câncer de cabeça e pescoço; envelhecimento, entre outros. Pessoas que têm tosse frequente durante ou após comer e beber, engasgos, sensação de alimento parado na garganta, dificuldade ou lentidão durante a alimentação podem ter disfagia. Ao suspeitar da alteração deve-se procurar, imediatamente, um profissional habilitado para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar o paciente.

Univali tem Ambulatório de Disfagia

A Univali possui o Ambulatório de Disfagia – Serviço de Atendimento em Fonoaudiologia Clínica, localizado no bloco F7 do Campus Itajaí. O Ambulatório é um serviço ofertado pelo curso de Fonoaudiologia por meio de convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, que acolhe e reabilita pacientes encaminhados via Centro Integrado de Saúde, com patologias e comorbidades associadas a disfagia.

O serviço é oferecido há mais de cinco anos, com atendimentos especializados para o desmame de sondas, reabilitação e habilitação da alimentação via oral e/ou alternativa, no intuito de promover melhor qualidade de vida ao paciente, relacionando tanto questões de ingestão bem como comunicação e interação.

Mais informações: (47) 3341-7629, no curso de Fonoaudiologia da Univali.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade