SharePoint

Alesc homenageia reitor eleito da Univali

Valdir Cechinel Filho receberá moção de aplauso pela conquista da Comenda de Mérito do Crub


por Wagner José Mezoni | 27/02/2018

Florianópolis – Valdir Cechinel Filho, professor, pesquisador, vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura e reitor eleito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebe, no dia 1º de março, às 10h, Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), pela conquista da Comenda de Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).


A Comenda, que premia profissionais ou instituições que tenham contribuído para o efetivo desenvolvimento da Educação Superior Brasileira, foi recebida, no dia 2 de outubro, durante a 6ª edição do Fórum de Reitores do Crub, realizada em Balneário Camboriú. 

A conquista foi destacada pelo deputado estadual Maurício Eskudlark durante sua fala na tribuna do Parlamento no início de fevereiro. Na ocasião, o parlamentar fez um requerimento à Assembleia Legislativa para a entrega de uma mensagem honrosa ao pesquisador, que foi aprovado por unanimidade.


“Nós temos muitos motivos para sentir orgulho do vice-reitor. Ele é uma referência e merece ser reconhecido. O Brasil precisa de mais pessoas capazes de fazer a diferença na educação”, defende Eskudlark. A homenagem será entregue no plenário da Alesc, em Florianópolis.

Sobre o homenageado

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e é pai de duas filhas: Camile e Milene. Ele é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante 12 anos e, desde 2014, ocupa o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição, além de ser pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados. É autor de 35 livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 11 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander-Guia do Estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado “Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

No dia 21 de fevereiro foi eleito reitor da Univali para o mandato 2018-2022. A posse está programada para o dia 31 de março.
Outras informações: (47) 3341-7557, com Valdir Cechinel Filho, vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura da Univali.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Alesc homenageia reitor eleito da Univali