Voluntários do Rondon retornam a Itajaí

Equipe da Univali participou da Operação Pantanal

por Juny Hugen - Rondonista | 18/07/2018

Mato Grosso do Sul - A Operação Pantanal está chegando ao fim. Os acadêmicos e professores rondonistas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que fazem parte do Conjunto C, responsável por realizar a cobertura das atividades da operação, estão fazendo as malas para voltar a cidade. Depois de muitos aprendizados e vivências, eles embarcam de volta para casa no domingo, 22 de julho.

Fotos: Gabriel Quintino

O Projeto Rondon é realizado, geralmente, duas vezes por ano. Neste, a equipe da Univali participa do projeto compondo o Conjunto C da Operação Pantanal. Dez acadêmicos e duas professoras dos cursos da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade cobriram as ações dos Conjuntos A (que desenvolve atividades relacionadas à cultura, direitos humanos, educação e saúde) e B (grupo responsável por realizar atividades nas áreas da comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho) em 13 cidades do Mato Grosso do Sul. Atualizar as redes sociais com vídeos, textos, publicações interativas, alimentar o site do Projeto Rondon e o Canal no Youtube são algumas das atividades do grupo.

A professora do curso de Publicidade e Propaganda, Daniella Cristina Rebelo, diz que o Rondon é uma experiência de aprendizados múltiplos por meio das experiências vividas e das vidas tocadas pelas ações desenvolvidas: "Posso dizer que não seremos mais as mesmas pessoas que saíram da Univali há alguns dias. Eu tenho certeza que já não sou a mesma e penso que essa transformação não acaba quando termina, ao longo do meu viver, novos aprendizados vão despertando", resume. Ela ainda diz que participar do projeto a ajudou a conhecer mais a si mesma, expandindo sua visão sobre o Brasil e qual o papel nas mudanças que espera ver no país.

Rondon_20º Batalhão_GABRIEL QUINTINO (13).jpg

Participar do Projeto Rondon também é uma experiência transformadora para os acadêmicos. A estudante de Fotografia, Thaís Joris, diz que esta é a experiência mais incrível de sua vida: "Ter a oportunidade de conviver duas semanas com pessoas que estão em sintonia com o mesmo propósito está sendo de um crescimento imensurável. Ver a realidade brasileira e poder fazer parte das ações é transformador". Ela ainda diz sentir saudade da operação antes mesmo de ela terminar: "Ainda faltam cinco dias para terminar a operação e já estou segurando as lágrimas", finaliza.

Projeto Rondon
O Projeto Rondon desenvolve operações em vários lugares do Brasil. O objetivo das operações é realizar ações que objetivem incentivar agentes transformadores de comunidades a transformarem suas realidades com ações compartilhadas por rondonistas. Em 2017, a Univali também participou do Projeto Rondon realizando a cobertura da Operação Tocantins.