Reitoria

2014-mario-cesar-dos-santos_095.jpg
Mário Cesar dos Santos é Presidente da Fundação Univali e Reitor da Universidade do Vale do Itajaí, para o quadriênio 2014-2018. Ele é professor e advogado, casado com Maria Adelaide Rebelo dos Santos e pai de quatro filhos: Vera Cláudia, Cesar Alexandre, Mário André e Manuela. É especialista em Direito Tributário, Direito Processual Civil - Direito Processual do Trabalho, Direito Civil, e é mestre e doutor em Direito.

Seu envolvimento com a Univali começou na década de 1970, quando cursou Direito na então Fundação de Ensino do Pólo Geo-educacional do Vale do Itajaí (Fepevi). Voltou ao curso em 1981, já como professor assistente e, a seguir, apesar de nunca deixar a carreira profissional de advogado, continuou a exercer outras funções na instituição.

Foi vice-diretor da Faculdade de Direito, diretor do Centro de Ciências Jurídica, Políticas e Sociais, chefe do Departamento de Direito Público da Univali e integrante dos Conselhos de Administração Superior e Universitário da Fundação Univali. Antes de tornar-se reitor, foi procurador geral da Univali de 2002 a 2006 e vice-reitor entre 2006 e 2010.

Sua primeira gestão como reitor, entre 2010 e 2014, ficou marcada pelo comando do processo que levou, em 13 de novembro de 2013, a aprovação da lei 12.881/2013, que qualifica o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs), e que permite, entre outras medidas, a participação destas na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, diferenciando-as de instituições privadas com fins lucrativos.

Além de presidente da Fundação Univali ele acumula, ainda, o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

 

Fale com o Reitor