Pesquisa

Como uma instituição que se propõe à construção do conhecimento, a Univali busca expandir a cultura de pesquisa, incentivando estudantes e professores a se tornarem também pesquisadores. Para isso, está promovendo a consolidação das linhas e dos núcleos de pesquisa das Unidades de Ensino, o investimento em iniciação e à produção científica e em infraestrutura tecnológica, incentivando à integração entre graduação e pós-graduação, além do estabelecimento de parcerias no desenvolvimento e no fomento à pesquisa.
 
Para incentivar a produção de seus alunos e professores, a Univali dispõe dos seguintes programas: Programa integrado de Pós-graduação e Graduação (PIPG), direcionado a pesquisas realizadas nos cursos de mestrado e doutorado da Instituição. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC) e o Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170, estes últimos destinados a alunos da graduação.
 
A visão da Univali em desenvolver projetos técnico-científicos inter e multidisciplinar, com forte integração entre seus cursos de graduação, resultou em três Prêmios Jovem Cientista, feito inédito para uma Universidade não-pública em 20 anos de premiação. O primeiro prêmio foi recebido em 1999 e em dose dupla, nas categorias Mérito Institucional e Profissional. Em 2001 a Univali recebeu novamente o prêmio institucional, feito repetido em 2003.