Administração Docente

Vinculado à Gerência de Recursos Humanos, é responsável pela análise, cadastro e formalização de procedimentos relativos aos contratos docentes: alteração de regime de trabalho, progressão na carreira, credenciamento, licença sem remuneração, além do recrutamento, seleção e contratação do pessoal docente, por meio da publicação de Editais para processos seletivos internos e externos.
 
A Gerência de Recursos Humanos acompanha as alterações de regime de trabalho mediante cadastramento, análise e controle da carga-horária dos docentes em atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração acadêmica. As políticas de carga-horária são regulamentadas por normativas internas.
 
A progressão na carreira docente ocorre de acordo com as normas estabelecidas no Plano de Carreira, Remuneração e Sucessão da Fundação Univali, vinculada à existência de vaga, capacitação (titulação) e desempenho (resultado) do docente.
 
Credenciamento é o ato administrativo por meio do qual o docente é autorizado a ministrar determinadas disciplinas integrantes das matrizes curriculares dos cursos de graduação, pós-graduação ou seqüenciais. O credenciamento é levado a efeito com base em critérios e exigências previstos no Regimento Geral da Univali e na legislação pertinente, visando a manutenção dos padrões de qualidade de ensino na Instituição.
 
O processo de recrutamento e seleção de docentes (interno e externo), cuja ocorrência depende da demanda, é unificado (todos os campi e áreas) e divulgado através de Editais publicados na intranet (público interno) ou no site da Univali (público externo).
 
A seleção de docentes compreende análise de curriculum vitae documentado, entrevista e/ou avaliação de desempenho didático-pedagógico do candidato em uma mini-aula, apreciada por uma banca constituída por professores da área de conhecimento da disciplina.