Atividades

Do fato de ser “pessoal”, isto é, destinada às pessoas vinculadas à Universidade do Vale do Itajaí, e da própria consciência que a Universidade tem da importância em interagir com a sociedade, decorre que as atividades pastorais da Capelania não podem se restringir ao espaço territorial de seus campi, mas, sobretudo e especialmente dirigir-se às pessoas ligadas à universidade – acadêmicos, professores, funcionários, seus familiares, etc. -, onde quer que se encontrem, e utilizando-se, inclusive, dos modernos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, o jornal, a rede mundial de computadores, etc., bem como servindo-se de métodos como a música, o teatro, murais, e demais expressões da arte e da cultura.
 
Temos consciência do papel “supletivo” da Capelania, isto é, embora tenhamos “status canônico autônomo”, nossa missão é Evangelizar, de modo que Deus seja percebido a partir do mundo científico-acadêmico em todas as dimensões da vida e suas complexas relações sociais.
 
Em termos práticos, não podemos “ser um órgão a mais” dentro da Universidade e no mundo das pessoas, mas “iluminar e fortalecer” suas vidas pela percepção e adesão a Deus no modo anunciado por Jesus Cristo, na condição e situação de cada pessoa.
Assim, como Igreja, não podemos ter a pretensão de substituir a imprescindível participação e envolvimento nas próprias comunidades, mas ser um verdadeiro elo de integração com elas. A universidade, em si, é, também, um “momento de passagem”, “um instrumento de qualificação do ser humano para estar e interagir no mundo”.
 
Quanto à convivência dos diversos “credos”: É inconcebível que alguém que professe fé em Deus e não consiga respeitar nem valorizar as expressões de fé que diferem da sua. Deste modo, não apenas queremos respeitar, mas, sobretudo, conviver e somar valores, e promover todas as legítimas expressões religiosas, inclusive as não cristãs, como forma de promover autenticamente a pessoa humana em sua dimensão mais sagrada: sua identidade religiosa: sacrário inviolável!
 
Dentre inúmeras atividades, elencamos algumas, em torno às quais giram, muitas vezes, de forma espontânea, algumas mais constantes:
  • Missa – quintas-feiras, 17:45 às 19:00. Campus Itajaí.
  • Missa – primeiras terças-feiras de cada mês, 17:45 às 19:00. Campus Balneário Camboriú.
  • Grupo de canto UNIVIDA – segundas-feiras, 14:30 às 15:30.
  • Grupo de Oração Universitário – quintas-feiras, 10:00.
  • Grupo de Oração Universitário – segundas-feiras, 18:00.
  • Momentos de Diálogo e Orientação Pastoral, pelo Capelão - (para os católicos que preferirem também o Sacramento da Reconciliação);
  • Celebrações Ecumênicas;
  • Celebração de Formaturas;
  • Celebração de Casamentos;
  • Celebração de Batizados;
  • Participação em momentos especiais, como dia das mães, dia dos pais, dia do professor, dia da mulher, aniversários, etc., bem como em momentos solenes da universidade, abertura do semestre letivo e conclusão do ano com a devida celebração de Ação de Graças, acolhida de calouros, etc.
  • Visita a doentes, em domicílio e hospitais;
  • Participações ocasionais, junto aos meios de comunicação, para debates, entrevistas, a estreita parceira entre a Univali e a Rádio Conceição 105,9 FM (de índole comunitária), etc., e, também, programas televisivos e radiofônicos constantes, dos quais destacamos: