Feira de Ciências no Museu e Dia Mundial do Oceano

Objetivo: fomentar a importância dos oceanos no equilíbrio do planeta Terra propondo atividades de conscientização das pessoas para os perigos que os oceanos estão correndo provocando toda a comunidade para as curiosidades sobre o Oceano em um evento educativo anual com a participação de instituições educativas como propositores de trabalhos e visitantes;

Público: gestores educacionais, docentes e discentes e demais interessados.

15ª Semana Nacional de Museus

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. Do dia 15 e 21 de maio de 2017, chamando assim a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus)

Primavera dos Museus (Setembro)

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus.

Objetivo: promover a divulgação e valorização dos museus brasileiros, o fomento de público e visitantes, assim como intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Público: diverso

Encontro entre “Museu e Escola” – 30, novembro 2017

Este evento é voltado para o público de docentes e gestores educacionais e demais interessados pela área de educação museal e visa apresentar a relação construída entre estas duas instituições, assim como trabalhos e projetos que aconteceram nesta relação.

Público: equipes educacionais de ensino formal e não formal

14ª Semana Nacional de Museus: Museus e Paisagens Culturais

O que é?

A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram - que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Tema

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus – ICOM - lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Em 2016 o  tema é Museus e Paisagens Culturais.

Objetivos

Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando o público visitante e intensificando a relação dos museus com a sociedade/comunidade.

Dia do Tubarão Baleia – Mascote do Museu (30/08)

Primavera dos Museus (Setembro)

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todos os anos no início da estação homônima. Anualmente é lançado um tema diferente para nortear as atividades dos museus.

Público: diverso

Encontro entre Museu e Escolas

Encontro anual voltado para a comunidade educativa e museal sobre as ações vivenciadas durante o ano com avaliação e lançamento das atividades para o ano seguinte.

Data do Evento: 29 de Novembro de 2016

Objetivo: refletir sobre as atividades desenvolvidas no ano corrente e os impactos do museu na educação formal e não formal na comunidade, bem como lançamento das ações para o próximo ano.

Público: equipes educacionais de ensino formal e não formal.