Coleções

As coleções do Museu Oceanográfico Univali são compostas essencialmente por espécies marinhas, incluindo as de ambientes costeiros, pelágicos, de oceano profundo e ilhas oceânicas. A maior parte do material colecionado é representativo da fauna brasileira, especialmente da Região Sul. Alguns lotes coletados fora do Brasil foram permutados ou doados por outras instituições.

As coleções estão abertas a especialistas que queiram examinar espécimes diretamente no museu ou em suas respectivas instituições, através de empréstimos (exceto holótipos). Estamos também abertos a propostas de permutas ou doações de material.

As salas de coleções e o laboratório são mantidas no quarto andar do prédio sendo que as coleções estão separadas em duas seções (invertebrados e vertebrados). As coleções foram divididas por sala de acordo com o grupo taxonômico e pelo tipo de armazenamento (líquido ou seco).

Coleção de Invertebrados Marinhos

A Coleção de Invertebrados Marinhos do MOVI é composta por aproximadamente 12.000 lotes, com média de 15 espécimes por lote, sendo a coleção de Moluscos a mais representativa. A coleção está subdividida de acordo com seus respectivos filos: Annelida, Ascidiacea, Brachiopoda, Bryozoa, Coelenterata, Crustacea, Echinodermata, Mollusca, Nematoda, Platyhelminthes e Porifera.




 

Coleção de Ictiologia

A Coleção de Peixes é composta por aproximadamente 4.000 lotes, com média de 6 espécimes por lote, incluindo 9 holótipos e 64 parátipos. A coleção contém espécimes que variam em tamanho, de pequenos peixes ósseos (de alguns milímetros) a grandes tubarões (de aproximadamente 4 metros). Espécimes pequenos são armazenados em frascos de vidro (até 5 litros) ou em recipientes plásticos (até 200 litros). Os espécimes maiores são armazenados em grandes tanques de fibra de vidro com até 3,5 metros de comprimento (3.000 litros aproximadamente).


Coleção de Ornitologia 

A coleção de aves marinhas do MOVI apresenta atualmente 695 lotes com representantes das famílias Spheniscidae, Diomedeidae, Procellariidae, Hidrobatidae, Pelecanidae, Fregatidae, Laridae, entre outras, incluindo taxidermias, esqueletos, e espécimes conservados em álcool. A coleção ainda conta com um banco de imagens em papel, cromo e vídeo. 

 

 

Coleção de Herpetologia

A coleção de tartarugas marinhas do MOVI é a maior da América Latina apresentando atualmente 1774 espécimes.

A Coleção de Répteis Marinhos do MOVI é composta por aproximadamente 670 lotes, com média de 3 espécimes por lote. Quase todos os lotes são de tartarugas marinhas, sendo que na maioria dos casos apenas os esqueletos encontram-se preservados, embora uma parte considerável da coleção esteja preservada em álcool.

A coleção contém espécimes que variam em tamanho, de pequenos embriões (de alguns centímetros) a indivíduos adultos (de aproximadamente 2 metros). Espécimes pequenos são armazenados em frascos de vidro (até 5 litros), e os espécimes adultos em tanques plásticos de 1.000 litros.

Coleção de Mastozoologia

A Coleção de Mamíferos Aquáticos do MOVI é composta por aproximadamente 700 lotes. Na maioria dos casos, apenas os esqueletos encontram-se preservados, embora uma parte considerável da coleção esteja preservada em álcool.

A coleção contém espécimes que variam em tamanho, de pequenos embriões (de alguns centímetros) a cetáceos adultos (de aproximadamente 3 metros). Espécimes pequenos são armazenados em frascos de vidro (até 5 litros) ou em recipientes plásticos (até 200 litros). Os espécimes maiores são armazenados em grandes tanques de fibra de vidro com até 3,5 metros de comprimento (3.000 litros aproximadamente).