SharePoint
Oceanografia

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

guia do estudante


2016

Docentes do Curso
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Colegiado do Curso.

Pesquise por ordem alfabética:

Disposto pela Resolução nº 01/CONAES/2010, constituído na Universidade pela Resolução nº 123/CONSUN-CaEn/2009, o NDE foi alterado pela Resolução nº 028/ CONSUN-CaEn/2010 e pela Resolução nº 023/CONSUN-CaEn/2012, de 31 de maio de 2012.

Competências do NDE:

  • Formular, implementar e desenvolver o PPC, definindo sua concepção, fundamentos e estratégias de execução, contribuindo para a consolidação do perfil profissional do egresso;

  • Participar na atualização periódica do PPC;

  • Participar nos trabalhos de reestruturação curricular para aprovação nos órgãos competentes, zelando pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais;

  • Auxiliar na supervisão dos processos de avaliação do curso e na análise dos seus resultados;

  •  Contribuir para a promoção da integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos/núcleos estabelecidos pelo PPC;

  • Participar na organização de estratégias de interação com estudantes, egressos e entidades de classe, na busca de subsídios à avaliação permanente do curso;

  • Contribuir para a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso;

  • Desenvolver atividades de pesquisa e/ou extensão, por meio de projetos de âmbito interno e externo;

  • Contribuir para a produção científica do curso e representá-lo em organizações e/ou conselhos profissionais.

Histórico

O NDE de Oceanografia foi atualizado em 2015, após discussão em reunião de Colegiado de Curso, aprovado pelo Colegiado do Centro e nomeado pela Vice-Reitoria de Graduação pela Portaria nº087/VRG/2015 que revogou a Portaria Nº 081/ProEn/2013.

Em 2014 e 2015, o NDE do Curso de Oceanografia participou ativamente da Avaliação do Curso, da elaboração do PPC e dos fóruns realizados para a discussão do PPC frente aos seus pares, durante o Programa de Formação Continuada dos Docentes, realizado em julho de 2014, fevereiro e julho de 2015.

Desde sua formação, o NDE tem participado de reuniões semestrais de planejamento onde se avaliam resultados e se discutem elementos do PPC. Parte do NDE também se reuniu com frequência ao longo de 2013, juntamente com outros membros do Colegiado do Curso, com o objetivo de discutir e promover a reestruturação da matriz curricular.

Os componentes do NDE concentram as atividades de pesquisa e extensão realizadas no âmbito do Curso de Oceanografia, como parte de sua carga horária semestral, as quais se traduzem na oferta de estágios para alunos bem como a participação ativa em projetos de iniciação científica, em prestações de serviço, projetos de pesquisa e extensão institucionais e interinstitucionais. Metade desses componentes também atua no ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado) sendo responsáveis por uma significativa parcela da produção científica do curso e promovendo a integração dos alunos ao processo de geração de conhecimento científico e atuação nas práticas profissionais. Membros do NDE têm estado vinculados à direção e conselhos regionais e nacionais da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), principal órgão de classe da profissão de Oceanógrafo. Essa interação permanente tem promovido o compartilhamento das tendências e oportunidades do mercado de trabalho, bem como o contato de alunos com egressos e profissionais atuando em Oceanografia. Também tem sido frequente e notória a participação e colaboração de membros do NDE em organizações e comitês gestores, principalmente voltados ao uso e conservação dos ambientes marinhos em termos regionais, nacionais e internacionais.

Composição

O NDE do Curso de Oceanografia é formado por 10 docentes do curso, 60% doutores, 30% Mestres e 01 especialista (mestrado em conclusão). Sua composição e atuação estão em consonância com as determinações da Resolução nº 023/CONSUN-CaEn/2012. Desde sua formação, tem participado de reuniões semestrais de planejamento onde se avaliam resultados e se discutem elementos do PPC, entre os quais se destaca a reestruturação da matriz curricular.

Nome

Titulação

Contato

Katia Naomi Kuroshima

Doutor

kuroshima@univali.br

Camila Burigo marin

Mestre

camilamarin@univali.br

Gilberto Caetano Manzoni

Doutor

manzoni@univali.br

Jose Angel Alvarez Perez

Doutor

angel.perez@univali.br

Jose Gustavo Natorf De Abreu

Doutor

gabreu@univali.br  

Jose Matarezi

Especialista

jmatarezi@univali.br

Jurandir Pereira Filho

Doutor

jurandir@univali.br

Marcio Da Silva Tamanaha

Mestre

marcio.tamanaha@univali.br

Patricia Foes Scherer Costodio

Mestre

pscherer@univali.br

Paulo Ricardo Pezzuto

Doutor

pezzuto@univali.br

De acordo com o Regimento Geral da UNIVALI, o Colegiado do Curso é órgão consultivo em matéria de ensino, pesquisa, extensão e cultura, sendo composto pelo coordenador do curso, quatro docentes escolhidos por seus pares, e dois acadêmicos também escolhidos por seus pares.

O Colegiado funciona como núcleo complementar de tomada das decisões peculiares ao curso, procurando estabelecer as metas e as estratégias condizentes com a realidade circundante.

Competências do NDE:

  • Participar ativamente da administração acadêmica do curso;

  • Auxiliar no planejamento, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso;

  • Zelar pelo fiel cumprimento dos dispositivos estatutários, regimentais e demais regulamentos e normas da UNIVALI;

  • Acompanhar, avaliar e deliberar sobre alterações curriculares.

Histórico

O Colegiado do Curso de Oceanografia foi instituído em 2003 e sua composição tem sido renovada a cada dois anos segundo Regimento Geral da UNIVALI. Seis gestões completaram seu mandato nos biênios 2004/2005, 2006/2007, 2008/2009, 2010/2011, 2012/2013 e 2013/2014. O atual colegiado iniciou sua atuação em agosto de 2014, finalizando o seu mandato em agosto de 2015. O colegiado é formado pela coordenadora do curso, por quatro professores eleitos pelos pares e por dois alunos indicados pelos discentes. Estes atuam levando para as reuniões as preocupações levantadas entre os seus pares e pelo Centro Acadêmico do curso, na tentativa de melhorias e gestão co-participativa. O atual Colegiado do Curso foi eleito entre seus pares, aprovado pela Direção do CTTMar, que através da Determinação Nº 004/CTTMar/2014, determinou a nova composição do colegiado do Curso de Oceanografia.

O Colegiado do Curso tem se reunido regularmente uma vez a cada 1 a 3 meses, comumente pautado pelas demandas de adequação de ementas de disciplinas em implantação, casos de recursos de alunos em relação a processos, discussão de estratégias para integralização curricular e para a formação extracurricular dos acadêmicos, entre outros assuntos normalmente oriundos da administração superior. Em 2004, 2009 e mais recentemente em 2012/13, o Colegiado conduziu reuniões de discussão que subsidiaram modificações da matriz curricular. Estas reuniões foram conduzidas pela Comissão de Alteração da matriz Curricular, composta por membros do Colegiado e NDE do Curso de Oceanografia. Durante este período, as reuniões foram mais frequentes com o objetivo de definir linhas prioritárias de mudança curricular e identificar pontos críticos a serem discutidos entre todos os docentes. O desenvolvimento do regulamento das atividades complementares do curso e a estruturação do PPC também foram temas cruciais que motivaram uma mobilização extraordinária do Colegiado.

Composição

Coordenação do Curso

Contato

Katia Naomi Kuroshima

kuroshima@univali.br

 

 

Docentes

Contato

Camila Burigo marin

camilamarin@univali.br

Gilberto Caetano Manzoni

manzoni@univali.br

Jose Gustavo Natorf De Abreu

gabreu@univali.br  

Rafael Sangoi de Araújo

rsangoi@univali.br

 

 

Discente

Contato

Luana Arruda Sêga

sega.oceano@outlook.com

Stévia Duarte Silva

steviaduarte@hotmail.com

 

 

Dados Gerais

Titulação

Oceanógrafo

Atos Regulatórios

Reconhecimento: Resolução n° 39/97/CEE/SC, de 16/10/1997

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 2.888, de 13/01/2005

2ª Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 3.758, de 22/12/2010


Carga Horária

​3.870 horas

Duração

​9 Semestres

Turno de Funcionamento

​Matutino

este curso está vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Docentes