Liga de Hemoterapia e Transplante

por Andriele Letícia de Souza | 04/09/2018

Serão realizados 8 (oito) encontros quinzenais entre os dias 04/09/18 a 11/12/18, às terças-feiras, das 19:00h às 20:30h, os quais abordarão assuntos relacionados à Hemoterapia, transplantes de células tronco hematopoiéticas, circulação extracorpórea e rotina de trabalho das áreas apresentadas. Os temas serão apresentados na forma de palestras, dinâmicas, filmes, seminários e mesas redondas; de forma interativa e aberta para dúvidas e discussões. Durante os encontros será tolerado um limite de 10 minutos para a entrada dos participantes na sala de aula, após esse tempo, a porta será fechada e o aluno que não comparecer levará falta, ao menos que haja uma justificativa plausível. O participante deve comparecer a 80% dos encontros da Liga, caso contrário, está automaticamente eliminado da mesma.
Para tanto, os acadêmicos participantes deverão estar matriculados em algum curso de graduação da área da saúde e ter interesse em Hemoterapia. No caso de as incrições ultrapassarem o limite de 45 alunos, os critérios para seleção sera estar matriculado em período mais avançado que os demais (sendo considerado o período o qual o aluno está matriculado em mais matérias). Tais critérios servem para as 20 vagas ofertadas a alunos do curso de Biomedicina, 10 vagas ofertadas a alunos do curso de Medicina, 10 vagas ofertadas a alunos do curso de Enfermagem e 5 vagas ofertadas a alunos do curso de Farmácia.
Para o mesmo caso de as inscrições ultrapassado o limite, haverá um encontro extra antes do início das atividades, no dia 03/09 às 19h, tendo duração de 30 minutos. Este encontro também servirá como critério de seleção; logo, o aluno inscrito que não comparecer, estará automaticamente fora da Liga Acadêmica. Os demais que comparecerem, passarão pelo processo de seleção baseado nos critérios supracitados.

Será cobrado dos participantes da Liga uma taxa única de 30 reais, a qual servirá de caixa para custear gastos como coffebreak, locomoção e estadia dos palestrantes, bem como materiais utilizado nas aulas e dinâmicas. Cabe resaltar que todo o dinheiro recolhido e utilizado é administrado pelo tesoureiro da Liga, o qual contém todas as notas e anotações sobre o fluxo de caixa, que serão revelados de forma totalmente transparente ao final da Liga.

Objetivo

A Liga Acadêmica de Hemoterapia e Transplante tem por objetivo implementar propor uma atividade extra-classe aos acadêmicos da área da saúde, tendo não somente uma extensão da sala de aula, mas sim um momento no qual poderão aprimorar conhecimentos, tirar suas dúvidas e trazer questionamentos para os debates; tendo sempre como meta o relacionamento interpessoal e explorar as áreas de atuação em Hemoterapia, do profissional da saúde. Durante os encontros, as atividades da Liga objetivam criar nos alunos uma linha de raciocínio e conhecimento a cerca dos procedimentos hemoterápicos e do dia a dia de trabalho destes profissionais. Portanto, o acadêmico que participar da Liga estará tendo uma oportunidade ímpar de aprimorar conhecimentos e expandir seu leque de possibilidades no mercado de trabalho.

- Aulas téoricas;
- Palestras;
- Dinâmicas;
- Seminários;
- Discussão de casos clínicos;
- Mesas redondas.

Ministrante

- Me. Alexandre Geraldo.
- Dra. Daiane Cobianchi.
- Biomédicos e profissionais atuantes na área de Hemoterapia e circulação extracorpórea.

Data: 04/09/2018 - 11/12/2018
Horário: 19:00 - 20:30 (Terças-Feiras)
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí
Valor: Isento