Workshop Sobre Metodologias Criativas e oTrabalho com Violência de Gênero em Políticas Públicas

por Carina Nunes Bossardi | 09/06/2018

Embora se tenha conseguido alguns avanços no combate à violência contra mulheres a partir da criação da Lei Maria da Penha, as estatísticas ainda são impressionantes no Brasil. Sem contar as violências presentes nos noticiários diariamento contra a população LGBTI. Existem algumas políticas públicas voltadas para o enfretamento dessas violências, mas muitas vezes os profissionais se veem impotentes e com falta de ferramental para lidar com os mais diferentes tipos de violência. Dessa forma, esse curso pretende iniciar com a desconstrução de alguns conceitos hetero-normativos presentes em nossa cultura e apresentar algumas metodologias criativas para lidar com esse fenômeno.

Objetivo

Abordar o trabalho com violência de gênero nas políticas públicas brasileiras. Neste contexto, serão trazidas as múltiplas concepções sobre violência de gênero, problematizando conceitos e terminologias por meio das Teorias Feministas e do Construcionismo Social, focando em metodologias criativas que possibilitam o rompimento do ciclo de violência.

• Estudos de Gênero;
• Construcionismo Social: uma abordagem dialógica;
• Violência de Gênero;
• Lei Maria da Penha e
• Metodologias Criativas: Práticas Narrativas; Diálogo por meio de Histórias; Grupo Reflexivo.

Ministrante

Facilitador: David Tiago Cardoso
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. É psicólogo no Sistema Único de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, SC e psicoterapeuta em Itajaí, SC. Possui experiências nas áreas de Estudos de Gênero, Construcionismo Social e Políticas Públicas.

Data: 09/06/2018
Horário: 08:00hs às 12:00hs e 13:30hs às 17:30hs
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - sala de aula da Escola de Ciências da Saúde - F2
Valor: R$ 110,00