II Seminário Sobre Desafios no Autismo

 


por Cristina Maria Pozzi | 13/04/2018

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do neurodesenvolvimento diagnosticado na infância. Caracteriza-se pela dificuldade na comunicação e orientação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento. Acredita-se que o transtorno atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, numa prevalência estimada em 1% da população, configurando um problema de saúde pública haja visto o grande impacto que causa no funcionamento do indivíduo, nas suas relações e aprendizado. Desde 2007 a ONU declarou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo afim de chamar a atenção para o quadro que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. O objetivo do evento é contribuir com a disseminação de informações de alta qualidade e discutir aspectos desafiadores que envolvem a família, a avaliação multidisciplinar, o diagnóstico com suas comorbidades, o que está estabelecido do ponto de vista terapêutico e o desafio das políticas públicas e inclusão social.

Objetivo

Chamar a atenção para o transtorno; discutir avaliação multidisciplinar, estimular o diagnóstico precoce e o diagnóstico diferencial; orientar sobre tratamentos eficazes e discutir aspectos práticos da inclusão, políticas públicas e a rede de cuidados da pessoa com deficiência. Público- alvo: acadêmicos, professores e profissionais da área de saúde, educação e assistência social e familiares.

Programação

Atividades serão desenvolvidas no Teatro Adelaide Konder e Auditórios e Salas de Aula dos Blocos F3 e F4 para os workshops.

13 de abril Sexta feira
7:30 Credenciamento / Exposição fotos da AMA Itajaí

8:00 Abertura

8:30 – 9:30 - Palestra – Diagnóstico diferencial e comorbidades no TEA - como identificar.
Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Jr SP

9:30 - 10:30 Palestra - Modelos de Tratamento (TCC, ABA, Denver, Teacch).
Profa. Dra. Evelyn Kuczynski SP

10:30 Intervalo
 
11:00 ás 12:00 Palestra - O autismo daqui a dez anos.
Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Jr SP

13:30 Apresentação atividades da UNIVALI relacionadas ao TEA
Apresentação musical do Projeto de Extensão Educação musical em crianças com TEA
Profa. Dra. Cristina Pozzi SC
Prof João Portes SC

14:00 - 15:00 Palestra - Políticas Públicas e Transtorno do Espectro Autista e a Rede de cuidados a Pessoa com Deficiência
Profa. Dra. Livia Barbosa Pereira DF

15:00 Intervalo

15:30 - 18:30 Workshops (cada participante poderá se inscrever em apenas um workshop- todos irão acontecer simultaneamente)
100 vagas por workshop – auditórios e salas do CCS.

1. Workshop Fonoaudiologia – Como avalio / como trato
Profa. Denise Terçariol SC
Profa. Juliana Câmara Bastos SC
 
2. Workshop Psicologia – Como avalio / como trato
Psicóloga Silvana Simonato SC

3, Workshop Terapia Ocupacional -  Como avalio / como trato
Profa. Marília Bernal SP

4. Workshop alimentação - Como avaliar e tratar problemas de seletividade e recusa alimentar em pessoas com TEA
Profa. Karina de Roig Gatto SP

5.  Workshop Práticas Pedagógicas / Educacao  - Como abordar o aluno com TEA
Profa. Célia Hoefelmann SC

6. Worshop Família – Qual o papel da família
Fga. Claudia Guenther SC

Ministrantes

Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Jr.: Graduação em Medicina pela Fundação do ABC, mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiencia mental, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo.

Profa Dra. Evelyn Kuczynski: Pediatra. Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com aprimoramento em Terapia Comportamental - Cognitiva. Pesquisadora voluntária do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Médica assistente do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP/SP. Psiquiatra da Secretaria de Saúde do Estado (SP), comissionada junto ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Departamento de Pediatria da FMUSP/SP). Atua, principalmente, nas seguintes áreas: transtornos do desenvolvimento, oncologia pediátrica, epilepsia infantil e qualidade de vida.

Profa. Dra. Livia Barbosa Pereira: Graduação em Serviço Social pela Universidade de Brasília - UnB (2006), mestrado e doutorado em Política Social pela UnB, com estagio doutoral no El Colegio Mexiquense (Toluca, Mexico). É professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UNB), pesquisadora da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero e líder do grupo de pesquisa Feminismo, Direitos e Politicas, do Departamento de Serviço Social da UnB. Atua no campo de proteção social às pessoas com deficiência, Ética em Pesquisa, Bioética, Gênero, Direitos Humanos, Política Social e Filosofia Política Contemporânea

Profa. Dra. Cristina Maria Pozzi: Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990); residência médica em Pediatria no Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis - SC (1993); especialização em Neurologia Pediátrica (1995) e Mestrado em Medicina (Pediatria) (1998) na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutorado em Ciências - Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2013). Neuropediatra do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva da Criança e Docente no Curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Experiência em Doenças do Neurodesenvolvimento, Epilepsias, Encefalopatias Crônicas, entre outras.

Prof. João Rodrigo Maciel Portes: Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Experiência como psicólogo responsável pela Clínica Escola de Psicologia e também atuou no Núcleo de Acessibilidade da UNIVALI. Atualmente trabalha como docente na UNIVALI e possui experiência nas áreas de Educação Inclusiva, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e Psicologia Educacional.

Profa. Marilia Penna Bernal: Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos com aprimoramento em Terapia Ocupacional e Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2007), especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela FACIS - IBEHE (2007); especialista em Terapia Ocupacional: Uma Visão Dinâmia em Neurologia pela Unisalesiano/Lins-SP (2013) Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP (2010). Doutoranda do Programa de Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (inicio 2015). Certificada em Integração Sensorial pela WPS #4522(2015).

Profa. Denise Terçariol: Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduação em Letras pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Pro. Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, no âmbito da clínica e da saúde coletiva. É especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Professora da Universidade do Vale do Itajaí desde 1993. Atua em consultório na cidade de Itajaí com crianças, adolescentes e adultos com alterações de linguagem, oral e escrita. É Diretora Clínica da Associação de Afásicos de Itajaí e Região - AAfas. Seus estudos e pesquisas envolvem os seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem, avaliação da linguagem, distúrbios da linguagem, afasia, autismo, dislexia, saúde coletiva, prevenção, pais, família, cuidador, crianças e idosos

Profa. Juliana Câmara Bastos: Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí, especialização em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Fonoaudiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Linguagem, vocabulário.

Silvana de Ávila Simonato: Psicóloga Clínica. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental. Especialista em Neuropsicologia. Psicóloga e Neuropsicóloga no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER/II UNIVALI, atuando principalmente na avaliação, diagnóstico e tratamento do Autismo. Atua nas áreas de avaliação e reabilitação neuropsicológica de crianças de adolescentes, em casos de comprometimento das funções cognitivas como raciocínio, memória, transtornos da atenção, da aprendizagem, funções executivas, inteligência.

Profa. Karina de Roig Gatto: Graduação em Psicologia, Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, especialista em problemas de aprendizagem, especializanda em análise do comportamento aplicada a pessoas com autismo e comportamentos atípicos e estágio de atendimento e organização e planejamento de intervenção para TEA nos EUA. Atua na consultoria, supervisão e atendimento de instituições, famílias, crianças, adolescentes e adultos com transtornos alimentares, transtorno de sono, coprofagia, problemas de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro do autismo (TEA), síndrome de Down, síndrome do X-frágil, síndrome do Cri-du-chat e deficiência intelectual. 

Claudia Cugnier Guenther: Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí e mestrado em Disturbios da Comunicação pela Universidade Tuiutí do Paraná. 

Profa. Célia Diva Renck Hoefelmann: Graduação em Pedagogia e especialização em Currículo e Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestrado em Educação. Possui experiência na Educação Infantil, Anos iniciais e Educação Especial. Na Educação Especial atuou como professora, coordenadora pedagógica e pesquisadora. Atualmente é docente nos cursos de Licenciatura da Universidade do Vale do Itajaí e atua no Núcleo de Acessibilidade da Univali – NAU no setor de atendimento psicopedagógico.

Informações Adicionais

Data: 13/04/2018
Horário: 8:00 - 19:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Teatro Adelaide Konder; (para os workshops - auditórios I, II bloco F4; auditório III bloco F2, sala 103 bloco F4; salas 301 e 401 bloco F3)
Valor: Estudante de Graduação e Pós-Graduação da Univali R$ 25,00, Docentes da Univali: R$ Isento e Outros R$ 35,00

Essa atividade terá apoio do Projeto de Extensão do Grupo de Apoio à Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, CER e da Liga Acadêmica de Pediatria da Univali.

Mais Informações

Responsável: Profa Dra Cristina Maria Pozzi
E-mail: cristinapozzi@univali.br
Telefone: (47) 3341 7542; (47) 3341 7743


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