I Jornada Científica Multiprofissional em Terapia Intensiva

por Mario Uriarte Neto | 23/10/2017

A importância da equipe multiprofissional nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) está sendo construída em nível nacional com intuito de promover a melhor assistência possível ao doente crítico, principalmente pelo fato, de atualmente, as UTIs não serem mais classificadas como ambientes destinados a pacientes que morrerão, mas sim, como ambientes destinados a pacientes graves que necessitem de cuidados especiais e com chance de vida. Esta visão já está bem estabelecida em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, sendo polos de desenvolvimento de conhecimento constante no que diz respeito a terapia intensiva. E nossa região está traçando o caminho para que isto também se estabeleça aqui.

Em Santa Catarina, a capacitação da equipe multiprofissional ao paciente crítico apresenta-se em franco desenvolvimento, baseado nos avanços técnicos, tecnológicos e assistenciais. Um grande número de profissionais catarinenses vem se dedicando ao estudo e a  aplicação de assistência especializada ao doente crítico em nível de equipe multiprofissional, o que vem aumentando as opções do mercado de trabalho e despertando o interesse dos acadêmicos. Destacam-se, neste contexto, os municípios de Florianópolis, São José, Joinville, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Chapecó, Joaçaba e Criciúma devido principalmente à sua estrutura universitária.Com este quadro visivelmente promissor, a I Jornada Científica Multiprofissional em Terapia Intensiva vem com intuito de trocar experiências técnico-científicas com todos os profissionais da região, com intuito proporcionar atualização, intercâmbio interinstitucional e bases para o desenvolvimento sustentado das especialidades. A I Jornada Científica Multiprofissional em Terapia Intensiva é um evento de caráter científico, com abrangência regional, de curta duração, e ocorrerá entre os dias 23 e 24 de outubro de 2017 em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Com o objetivo técnico-científico, este evento reúne os representantes da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Farmácia do Hospital Municipal Ruth Cardoso, convidados do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB), Hospital Unimed e docentes da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). O mesmo visa proporcionar a divulgação de novos conhecimentos, a formação através de cursos, palestras, mesas redondas, bem como a integração dos pesquisadores e clínicos relacionados à área, sendo um evento científico-cultural da área hospitalar que congrega a equipe multiprofissional em nível municipal. O evento será realizado pelo Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) e conta como o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Objetivo

Promover o aprimoramento técnico–científico dos profissionais e acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Farmácia da especialidade hospitalar.
Especificamente:
- Integrar os acadêmicos, docentes, profissionais e instituições (de ensino/assistenciais) dos Municípios de Balneário Camboriú e Itajaí.
- Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento técnico-científico.
- Abrir um canal de divulgação da produção científica estadual e manter o regional.
- Motivar os acadêmicos e profissionais à participação em eventos científicos e dar espaço para a troca de conhecimentos.
- Proporcionar subsídios aos acadêmicos para o encaminhamento profissional.

Programação: Clique Aqui

Data: 23/10/2017 e 24/10/2017
Horário: 19h00min às 22h00min e 14h00min às 18h00min
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Balneário Camboriú - Auditórios I ¿ Bloco IV