O suicídio na contemporaneidade: Um olhar fenomenológico existencial

por Larissa Carol da Nobrega Ruiz | 26/05/2017

A experiência de existir é poder-ser, porém, tal existir pressupõe considerar a possibilidade de não-mais-existir. Este fato é permeado por estados conflitantes no sujeito, tais como angústia/náusea e sofrimento. É a partir de tais sentimentos que advém a liberdade de escolha, que caminha ao lado da possibilidade do fim de todas essas escolhas. O sujeito, diante da negação de sua liberdade se vê frente à impossibilidade de escolha livre para ser um sujeito do devir. A angústia abre as passagens para este poder-ser. E se este poder-ser escolhe intencionalmente não-mais-ser? De acordo com a OMS, uma morte acontece a cada 40 segundos em decorrência do suicídio e, apesar da crescente estatística, este ainda é um tema tratado como tabu na sociedade contemporânea. Apesar de os profissionais da Psicologia serem considerados os mais preparados para trabalhar tal temática, pouco se vê sobre esta questão nos cursos de graduação e alguns profissionais acabam adotando uma práxis voltada ao modelo biomédico, sob a égide de um discurso voltado à manutenção da vida. Repensar o suicídio a partir de um olhar fenomenológico-existencial faz-se necessário por se tratar de uma reflexão mais profunda e crítica sobre o sofrimento que leva à morte voluntária e, ainda, significa refletir sobre a vida e como esta está pautada na contemporaneidade.

Objetivo

Levar à reflexão e promover discussão acerca da vida, das escolhas pessoais, e do suicídio a partir de um olhar fenomenológico-existencial.

18h30 – Credenciamentoa
19h00 – Inicio da palestra
21h30 – Finalização da Palestra
21h30- Abertura para perguntas
22h00- Finalização do evento

Ministrante

Alexandre Portugal é psicólogo formado pela Univali em 2016. Participou de palestras e cursos voltados para a temática do suicídio, tais como: “O desejo de Acabar com tudo: reflexões, narrativas e diálogos sobre suicídio” – Instituto Movimento Sistêmica (2016); “Sobre a morte e o morrer na contemporaneidade: Uma leitura Fenomenológica Existencial sobre o suicídio” – Instituto Granzotto (2015). Sua pesquisa de iniciação científica foi intitulada “O suicídio como alternativa: De que forma o ideal suicida se constitui no campo das possibilidades”, abordando o fenômeno suicídio a partir das perspectivas Fenomenológicas e Existenciais.

Data: 26 de maio de 2017
Horário: 19:00- 22:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório de Medicina I - Bloco F4
Valor: Isento