Maio Roxo

Orientação e Concientização em Prol da Melhoria da Qualidade de Vida dos Pacientes Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais

por Clarice Maria Specht | 08/05/2017

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) representam um grupo de afecções imunológicas que acometem o trato gastrointestinal representado principalmente por duas doenças mais comuns: a Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC). Caracterizam-se por processos inflamatórios crônicos, com episódios agudos imprevisíveis, compostos por períodos de remissão e exacerbação. Por tratar-se de doenças com resposta terapêutica variável, repercussões sistêmicas, psicológicas e sociais, sua abordagem é complexa, envolvendo os diversos profissionais da área da saúde. Diante desta realidade e visando aprimorar o cuidado aos pacientes com DII de Itajaí e região, bem como ampliar os cenários de prática da graduação, criou-se o Ambulatório Interdisciplinar de DII a partir da iniciativa dos profissionais e professores da área da saúde da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Em todo o mundo, cinco milhões de pessoas vivem com DII, e neste ano, para marcar o World IBD Day (Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, comemorado em 19 de maio) estamos unidos com Associações em todo o mundo para celebrar o MAIO ROXO, visando uma maior conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes acometidos pelas DII.

Objetivo

Chamar a atenção para as doenças e seus sinais clínicos; estimular o diagnóstico precoce; orientar sobre fatores de risco; estimular a atenção à hábitos alimentares saudáveis e incentivar a busca de melhoria da qualidade de vida para os pacientes já acometidos

Programação

- Dia 8/05 a 19/05/17 serão realizadas atividades educativas na recepção da USFC, das 12h-13h, nas segundas, quartas e sextas
- Dia 19/05/17 das 8-12h, será desenvolvida atividades de educação e saúde na biblioteca central do campus Itajaí
- Dia 19/05/17, das 13h - 18h, serão realizadas palestras informativas para a pupolação em geral.
- Dia 20/05/17, das 9-13h, serão realizadas atividades educativas, referentes ao tema, no calçadão de Itajaí, Hercílio Luz.

Data: 08/05/17 a 20/05/17
Local: Unidade de Saúde Familiar e Comunitária - USFC – Bloco F7, Biblioteca Central e Calçadão da Hercílio Luz
Valor: Isento

A Educação em saúde será desenvolvida pelos alunos dos cursos envolvidos, professores do Projeto de Extensão das Doenças Inflamatórias Intestinais e pela Associação dos Pacientes portadores de Doenças Inflçamatórias Intestinais.

Mais Informações

Responsáveis: Profª Clarice Maria Specht - Curso de Medicina - UNIVALI, Claudia Theis - Acadêmica de Medicina
Telefones: (47) 3341-7788 – 99635605
E-mail: cms@univali.br; claudia_theis@hotmail.com