I Seminário Sobre Desafios no Autismo

por | 31/03/2017

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do neurodesenvolvimento diagnosticado na infância. Caracteriza-se pela dificuldade na comunicação e orientação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento. Acredita-se que o transtorno atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, numa prevalência estimada em 1% da população, configurando um problema de saúde pública haja visto o grande impacto que causa no funcionamento do indivíduo, nas suas relações e aprendizado. Desde 2007 a ONU declarou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo afim de chamar a atenção para o quadro que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. O objetivo do evento é contribuir com a disseminação de informações de alta qualidade e discutir aspectos desafiadores que envolvem o diagnóstico de casos difíceis, o que realmente está estabelecido do ponto de vista terapêutico e o desafio da inclusão escolar.

Objetivo

Chamar a atenção para o transtorno; estimular o diagnóstico precoce e o diagnóstico diferencial; orientar sobre tratamentos eficazes e discutir aspectos práticos da inclusão escolar.

Programação

Atividades serão desenvolvidas no Auditório do Cejurps (D1 - 2º piso) por acadêmicos e professores do Curso de Medicina
13:00 Recepção e entrega do material
13:30 Abertura
14:00 Introdução ao Tema - Dra. Cristina M. Pozzi
14:45 Desafios no diagnóstico - até onde vai o espectro? - Dr. Francisco Assumpção
15:45 Coffee Break
16:15 Abordagem terapêutica - o que está estabelecido - Dra. Evelyn Kuczynski
17:15 O caminho das pedras na inclusão - Dr. Francisco Assumpção
18:00 Discussão
18:30 Encerramento

Ministrantes

Profa. Dra. Cristina Maria Pozzi: Graduação em Medicina Pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990); residência médica em Pediatria no Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis - SC (1993); especialização em Neurologia Pediátrica (1995) e Mestrado em Medicina (Pediatria) (1998) na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutorado em Ciências - Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2013). Neuropediatra do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva da Criança e Docente no Curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Experiência em Doenças do Neurodesenvolvimento, Epilepsias, Encefalopatias Crônicas, entre outras.
Prof. Dr. Francisco Assumpção: Graduação em Medicina pela Fundação do ABC (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP (1993) atualmente é professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiencia mental, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo.
Profa Dra. Evelyn Kuczynski: Pediatra. Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com aprimoramento em Terapia Comportamental - Cognitiva. Pesquisadora voluntária do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Médica assistente do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP/SP. Psiquiatra da Secretaria de Saúde do Estado (SP), comissionada junto ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Departamento de Pediatria da FMUSP/SP). Atua, principalmente, nas seguintes áreas: transtornos do desenvolvimento, oncologia pediátrica, epilepsia infantil e qualidade de vida.

Data: 31/03/2017
Horário: 13:00 – 19:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório da Farmácia Bloco E1
Valores:
Estudante de Graduação e Pós-Gradução R$ 20,00;
Docente de Graduação e Pós-Gradução e Outros R$ 30,00
Professores do Ensino Fundamental e Médio (CAU) e Pesquisador R$ Isento

Essa atividade terá apoio da Glia Centro Especializado no Desenvolvimento Infanto Juvenil e da Liga Acadêmica de Pediatria da Univali.

Mais Informações

Responsável: Profa Dra Cristina Maria Pozzi – Curso de Medicina – UNIVALI e Profª Clarice Maria Specht – Curso de Medicina - UNIVALI
E-mail: cms@univali.br; cristinapozzi@univali.br

Voltar para todos os eventos