Sementes Crioulas: Cuidar, Multiplicar e Partilhar

 


por MÁRCIA GILMARA MARIAN VIEIRA | 21/11/2018

A agricultura convencional se caracteriza pelo uso elevado de insumos químicos, como agrotóxicos, fertilizantes e sementes transgênicas. Em contrapartida os agricultores familiares mantem por várias décadas a guarda de sementes crioulas.
  Estas sementes guardam em si a riqueza natural das nossas terras e, por isto, devem ser preservadas em bancos de sementes protegidas pelos guardiões e são passadas de geração para geração.
  As sementes crioulas são parte componente do patrimônio cultural rural. Sua origem está vinculada a seleção dos melhores exemplares de cada espécie, de modo que as novas plantas resultem de um constante processo de aprimoramento. Como seu processo de melhoramento é natural e ocorre a longo prazo, as sementes são mais resistentes e menos dependentes de insumos. Possuem características regionais e culturais, e são o resultado do trabalho árduo de pequenos agricultores, que perpassa gerações para chegar até o plantio. As sementes selecionadas são guardadas, reutilizadas e compartilhadas através de trocas, o que proporciona a diversidade das mesmas.
  O resgate destas sementes visa o aumento da biodiversidade e a valorização da identidade local e cultural. As sementes crioulas se tornam cada vez mais raras devido a comercialização de sementes tratadas. Portanto, está oficina tem por objetivo capacitar, realizar trocas de saberes, e formar guardiões de sementes crioulas, além de incentivar o cultivo e o compartilhamento de sementes.
Referências:
BRASIL. Victor Michel. Ministério do Meio Ambiente (Org.). Você sabe qual a importância das sementes crioulas? 2016. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/voc%C3%AA-sabe-qual-import%C3%A2ncia-das-sementes-crioulas>. Acesso em: 12 nov. 2018.
 KIRCHOFF, Andrina Bertoldo et al. AS SEMENTES CRIOULAS E A AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: um modo de enfrentamento das desigualdades sociais no meio rural. In: VIII JORNADA INTERNACIONAL DE POLITICAS PUBLICAS, 8., 2017, Maranhão. Artigo. Maranhão: Ufma, 2017.
ORLANDINI, Atiane Turatti. A importância das sementes crioulas na agricultura familiar. 2017. Disponível em: aqui. Acesso em: 12 nov. 2018.

Programação
  • Oficina Mulheres Agricultoras

Data: 21/11/2018 – Quarta-feira.
Horário: Das 13:30 às 18:30
Local: Rua Aristides Francisco Palumbo, nº 484, Bairro Dom Bosco – Itajaí/SC
Temática: Sementes Crioulas.

Palestrantes: Márcia Gilmara Marian Vieira; Rosenilda de Souza.

Atividades realizadas:

  • 13:30 – 14:00: Recepção dos convidados e participantes;
  • 14:00 – 14:15: Dinâmica – Tema: Agradecimentos e metas;
  • 14:15 – 14:30: Apresentação dos palestrantes pela coordenadora do Projeto de Extensão profa. Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira;
  • 14:30 – 17:15: Palestra e Roda de Conversa sobre Sementes Crioulas por Rosenilda de Souza;
  • 17:15 – 18:00: Socialização com Coffee Break Solidário;
  • 18:00 – 18:30: Encerramento da Roda de Conversa;

O cronograma pode sofrer alterações devido a condições climáticas ou adversas, porém, será comunicado com aviso prévio aos participantes.

Ministrante

Coordenadora do Projeto: Márcia Gilmara Marian Vieira

  • Breve apresentação: Graduada como Bacharel em Quimica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É docente dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharia Civil da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: Metodologia AOX para Análise Ambiental e Saúde Ambiental em empreendimentos agroecológicos como uma ferramenta promotora da saúde. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertação de mestrado. No curso de Ciências Biológicas, atua na linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem Estar, Agroecologia. Atualmente, é coordenadora do projeto de extensão Educação para Transformação: Meio ambiente, saúde e gênero cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Palestrante: Rosenilda de Souza

Breve apresentação: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestrado em Ciencias pelo Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é doutoranda no programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como tema de doutorado: Melhoramento Genético Participativo de variedades crioulas de Milho Doce Conservadas por Agricultores e Agricultoras do Oeste de SC. Membro do Núcleo de Estudos em Agrobiodiversidade, NEABio da UFSC, desde 2008, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Agrobiodiversidade; conservação in situ on farm; melhoramento genético participativo; caracterização de germoplasma e análise da diversidade genética. Com experiência em experimentação agrícola; métodos de seleção recorrente convergente divergente; seleção massal estratificada; obtenção de dialélicos, cruzamentos alélicos, polinização artificial em milho; análise bioquímica de milho doce.

Informações Adicionais

Data: 21/11/2018
Horário: 13:30 às 18:30
Local: Rua Aristides Francisco Palumbo, nº 484 Bairro Dom Bosco – Itajaí/SC
Valor: Isento

A programação e as informações importantes a serem colocadas na páginaweb de Cursos/Eventos são de responsabilidade do coordenador do evento e devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão de Eventos, que ficará responsável pela inserção na página. Todas as informações relativas ao evento devem ser mantidas atualizadas e qualquer alteração deverá ser comunicada, a fim de evitar transtornos junto aos participantes do evento.

Mais Informações

Responsável: MÁRCIA GILMARA MARIAN VIEIRA
E-mail: mmarian@univali.br
Telefone: (48) 996190214


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade