Seminário: Impactos de Agrotóxicos Sobre O Meio Ambiente e a Saúde Humana

 


por Márcia Gilmara Marian Vieira | 04/12/2018

A transição para um modelo de agricultura mais sustentável tem se mostrado necessária e urgente, não apenas no Brasil, mas no mundo.
O nosso país tem polarizado sua produção. De um lado há o modelo convencional, com o crescimento exponencial e estruturado, mais conhecido como agronegócio, sendo um grande consumidor de recursos naturais, emissor de gases de efeito estufa, forte poluidor e campeão mundial em uso de agrotóxicos. Já do outro lado resiste a forma reversa desta produção, organizada em sistemas agroecológicos, que tem como fundamento a integração das paisagens naturais e manutenção do equilíbrio do ecossistema, conservando o solo e recursos d’água, além de se adaptarem às condições geográficas locais e ter como visão a produção diversificada de alimentos, assegurando a soberania e segurança alimentar de todos.
A intensificação da agricultura com o uso destes produtos convencionais provoca graves consequências não só para a saúde humana, mas também para o meio ambiente. Os pesticidas impactam o solo, a água, a flora e a fauna ao redor das plantações, e comumente atingem áreas muito além de onde foram aplicados. A esterilização provocada pelos agrotóxicos causa desequilíbrios ambientais gravíssimos, que aumentam a proliferação de pragas ainda mais resistentes. Tal cenário provoca o uso de ainda mais produtos químicos, numa espiral insustentável, mas lucrativa para as empresas do setor. Um exemplo dramático do impacto ambiental dos agrotóxicos é a redução da população de abelhas, responsável pela polinização de 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo (Greenpeace, 2017). Nesse contexto, os insumos químicos se tornaram parte fundamental do modelo agrícola atual, uma vez que contribuem para elevados índices de produtividade em variados tipos de setores comerciais.
Outro fator que proporciona e impulsiona ainda mais o uso de insumos químicos nas lavouras são os organismos geneticamente modificados. Esses como cultivos transgênicos acabam contribuindo para a redução da biodiversidade, causando o desequilíbrio dos ecossistemas, além de promover o surgimento de novas pragas, as quais exigem a aplicação de novos agrotóxicos, causando um ciclo vicioso, já que este procedimento pode levar à seleção daquelas pragas mais resistentes, que por sua vez, irão necessitar de agrotóxicos mais impactantes e assim por diante.
Sendo assim, o cenário da agricultura de nosso país é preocupante, pois por trás de cada setor produtivo, interligados, pode haver um certo impacto ambiente ocasionado, uma vez que a agroecologia e a sustentabilidade são interesse de poucos.

Desta forma, com o intuito de revolucionar a área da produção agrícola sustentável, o Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero promove diversos encontros, desde oficinas práticas até seminários, abrangendo público jovem, adultos e mulheres agricultoras. Neste contexto, o 2º Seminário de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente e Saúde ocorrerá com o intuito de proporcionar informações e experiencias sobre o assunto, além de também impulsionar novas possibilidades de parcerias. O momento trará uma revisão sobre relatos científicos de impactos de agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde humana, já que o ser humano está sujeito a uma exposição direta a esses compostos químicos nas áreas de fabricação, tratamento e armazenamento de produtos, e de modo indireto, continuando oferecendo certo nível de risco por exposição devido aos resíduos encontrados no meio ambiente e nos produtos consumidos. Por fim, o evento também possui o propósito de congregar pesquisadores, professores, profissionais ligados a agroecologia, acadêmicos, convidados externos e mulheres agricultoras para uma rica troca de informações, conhecimentos e saberes voltados ao meio ambiente e saúde.

Programação

CRONOGRAMA 2018/2

  • SEMINÁRIO: IMPACTOS DE AGROTÓXICOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE HUMANA
  • Data: 04/12/2018 – Terça-feira.
  • Horário: Das 19:00h as 22:30h
  • Local: Auditório do Mestrado em Ciências Jurídicas – D1 sala 427
  • Temática: Impactos de Agrotóxicos Sobre o Meio Ambiente e a Saúde Humana.

Palestrantes: Dr. Pablo Moritz, Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira, Dr. Ricardo Stanziola Vieira e Professor Msc. Oscar Benigno Iza.
Atividades realizadas:

  • Recepção dos convidados e breve apresentação dos integrantes;
  • 19:15 – Palestra sobre Impactos de Agrotóxicos sobre o Meio Ambiente e a Saúde Humana;
  • 20:30 – Roda de conversa abordando temas sobre Impactos de Agrotóxicos sobre o Meio Ambiente e a Saúde Humana e Direito Ambiental;
  • 22:00 – Encerramento e discussões sobre os temas abordados.

O cronograma pode sofrer alterações, porém, será comunicado com aviso prévio aos participantes.

Ministrantes

Palestrante e Coordenadora do Projeto Educação para Transformação: Márcia Gilmara Marian Vieira

Breve apresentação: Graduada como Bacharel em Quimica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É docente dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharia Civil da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: Metodologia AOX para Análise Ambiental e Saúde Ambiental em empreendimentos agroecológicos como uma ferramenta promotora da saúde. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertação de mestrado. No curso de Ciências Biológicas, atua na linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem Estar, Agroecologia. Atualmente, é coordenadora do projeto de extensão Educação para Transformação: Meio ambiente, saúde e gênero cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Palestrante e integrante do Projeto Educação para Transformação: Oscar Benigno Iza

Breve apresentação: Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí (1995) e Mestrado em Biologia Vegetal, Área de Concentração Ecologia Vegetal (2002), além de possuir grande conhecimento da área de agroecologia. Atualmente é Curador Herbário Lyman Smith e Professor de Morfologia e Sistemática de Fanerógamas e Botânica Econômica (UNIVALI). Obteve a Licenciatura em Ciências Biológicas no Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Vegetais Superiores, atuando principalmente nos seguintes temas: Florística, Ecologia, Conservação, Botânica Econômica e Economia Ambiental.


Palestrante e Coordenador do Projeto Laboratório de Sustentabilidade e Cidadania : Ricardo Stanziola Vieira

Breve apresentação: Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), Formação em Direitos Humanos- Instituto Internacional de Direitos Humanos, IIDH, França (1996); Diplomado pela Escola de Governo/Sp (1996); Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós doutorado no Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental, Urbanismo e gestão do território (Crideau, Universidade de Limoges - França, 2007-2008). Docente nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica e no Curso de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas - UNIVALI. Atua também em especializações envolvendo direito internacional ambiental e direito público. Tem experiência na área de Direito Público e Direito Ambiental; Governança e Relações Internacionais; Ética ,Cidadania e Direitos Humanos; Ciência Política e Políticas Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Ambiental e Desenvolvimento Econômico; Teoria das Relações internacionais e Meio Ambiente; Direito International Público; Socioambientalismo e Gestão Pública Democrática; Direitos Humanos e Segurança Pública. Membro da Academia de Direito Ambiental da IUCN. Pesquisador convidado do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental, Urbanismo e gestão do território (Crideau, Universidade de Limoges - França), Membro diretor do Instituto "O Direito por um planeta verde", membro diretor da Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil - APRODAB; coordenador de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Instituto de Estudos Direito e Cidadania - IEDC; coordenador do grupo de pesquisa e extensão "Sustenta-habilidade"; membro da Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da OAB (seção de Balneário Camboriú -SC).

Palestrante convidado: Professor Doutor Pablo Moritz

Médico pneumologista, diretor clínico do Centro de Informações e Assistência Toxicológica de SC, membro do grupo elaborador das diretrizes diagnósticas e terapêuticas para intoxicações por agrotóxicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

Breve apresentação: O Professor Doutor Pablo Moritz possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina(1993), especialização em Laboratório de Função Pulmonar e Laboratório do So pela Nation Jewish Medical And Research Center(2000), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Catarinense(1984), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Santa Catarina(1979), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio de Aplicação(1983), ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Catarinense(1987), residencia-medicapela Hospital Universitário Ufsc(1996) e residencia-medicapela Hospital Universitário Ufsc(1999). Atualmente é Médico da Hospital Regional São José, Co-Investigador do Núcleo de Pesquisa Em Asma e Inflamação das Vias Aéreas, da Universidade Federal de Santa Catarina e Médico - Sócio da Clínica Respirar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Informações Adicionais

Data: 04/12/2018
Horário: 19:00h às 22:30h
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório do Mestrado em Ciências Jurídicas - D1 sala 427
Valor: Isento

A programação e as informações importantes a serem colocadas na páginaweb de Cursos/Eventos são de responsabilidade do coordenador do evento e devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão de Eventos, que ficará responsável pela inserção na página. Todas as informações relativas ao evento devem ser mantidas atualizadas e qualquer alteração deverá ser comunicada, a fim de evitar transtornos junto aos participantes do evento.

Mais Informações

Responsável: Márcia Gilmara Marian Vieira
E-mail: mmarian@univali.br
Telefone: (48) 99619-0214


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade