Workshop Horta Universitária: Cultivo e uso de plantas medicinais, frutíferas e hortaliças.

por Andriele Letícia de Souza | 09/06/2018

O Workshop Horta Universitária: Cultivo e uso de plantas medicinais, frutíferas e hortaliças; é um evento teórico-prático interdisciplinar, promovido pelos projetos de extensão Plante Saúde e Escolhas, da UNIVALI. O evento tem como  proposta assessorar os acadêmicos quanto ao plantio, cultivo e uso de plantas alimentícias e medicinais para a promoção de saúde, e com isso desenvolver uma horta universitária em torno do Bloco E1 do campus de Itajaí da UNIVALI. Logo, o evento visa a formação de profissionais e cidadãos competentes para o trabalho multi e interdisciplinar, amparados no respeito ao meio ambiente pelo uso sustentável da biodiversidade brasileira, resgate da cultura e conhecimento popular do uso de plantas alimentícias e medicinais, articulado aos conhecimentos tradicionais da comunidade local, das evidências clínicas e do conhecimento científico. Orientando quanto ao plantio, cultivo e uso das plantas, bem como para os riscos relacionados ao uso indiscriminado e incorreto das mesmas.

Objetivo

Objetivo geral: assessorar e orientar os acadêmicos quanto à ações que visem o cultivo e o uso de plantas medicinais e alimentícias, através de estratégias agroecológicas para a promoção de saúde e escolhas de hábitos mais saudáveis.

Objetivos específicos: articular a implantação e manutenção de hortos e hortas de plantas medicinais e alimentícias na universidade; implantar hortos e hortas universitários; utilizar as evidências produzidas nos cursos de graduação e pós-graduação como instrumentos para mudança social positiva; promover ações de cooperação multidisciplinar entre projetos de extensão e cursos de graduação; contribuir na inserção curricular complementar nos cursos de graduação; compartilhar os resultados com as instituições e público envolvidos.

Programação

Workshop contará com 1 (um) encontro realizados no sábado dia 09/06/18 das 9h até às 13h, contando com as etapas:
1 - Orientações teóricas para o trabalho em grupo de cultivo e plantio da horta.
2 - Práticas para o cultivo orgânico e de plantio.
3 - Identificação e formas de uso das plantas medicinais, alimentícias e alimentícias não convencionais na prática.
4 - Exposição de técnicas de compostagem, plantio e propagação de mudas.
5 - Degustação de chás, águas saborizadas e aromáticas e alimentos orgânicos e funcionais.

Ministrantes

Dra. Angélica Garcia Couto
Dr. Rene Artur Ferreira
Me. Dalva Sofia Schuch