SharePoint

Educação Para Transformação: Grupos de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia - GEIA

 


por Márcia Gilmara Marian Vieira | 24/04/2018
O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia – GEIA, teve início no primeiro semestre de 2017, com reuniões mensais na área de agroecologia e suas diretrizes. Este grupo é vinculado ao projeto de extensão: Educação para transformação: meio ambiente, saúde e gênero, coordenado pela Professora Doutora Márcia Gilmara Marian Vieira. 
O grupo oferta em seus encontros a participação de especialistas da área de agroecologia com intuito de trazer um conhecimento embasado sobre os temas abordados em cada reunião. Assim, orientar na teoria e prática os mais diversos assuntos relacionados ao campo da agroecologia, despertando debates. 
Busca-se estimular a compreensão da importância do consumo de alimentos orgânicos, alertando sobre os malefícios causados por produtos contaminados com agrotóxicos, adubos químicos e outros defensivos utilizados no modelo de agricultura convencional, motivando os participantes a iniciar suas hortas orgânicas em casa, disseminando o conhecimento à comunidade, promovendo integração entre ensino e extensão.
O grupo estende a prática de seus encontros na horta orgânica experimental promovida e mantida diariamente pelos integrantes do projeto de extensão, onde os participantes do grupo podem cultivar observar e ter uma melhor compreensão e vivência dos temas e técnicas abordadas. Além disso, em todos os encontros acontecem dinâmica e café solidário, estimulando a participação e inclusão de todos.
Hoje o GEIA é formado pelas mulheres agricultoras e por acadêmicos de diversos cursos da graduação e pós-graduação, como Ciências Biológicas, Jornalismo, Direito, Análise Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Oceanografia, Nutrição, Enfermagem entre outros; docentes, a comunidade; especialistas e os bolsistas, voluntários, colaboradores e parceiros do projeto de extensão, que além de participar, auxiliam na realização das oficinas. Já beneficiou cerca de 100 pessoas que participaram do grupo.

OBJETIVO
Realizar encontros através do grupo de estudos sobre agroecologia e suas diretrizes, com ênfase em produção orgânica, proporcionando aos participantes conhecimento teórico e prático sobre técnicas ecológicas de manejo com enfoque na sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO
-1º Encontro - Teórico*
Data: 24/04/2018 – Terça-feira
Horário: Das 13:00 as 19:00
Local: Auditório do Centro de Vivência
Temática: Agricultura Biodinâmica
Convidado especial: Nelson Jacomel

Atividades realizadas:
• 13:00: Recepção; 
• 13:30 – 14:30: Apresentação do projeto de extensão e do grupo para os novos participantes;
• 14:30 – 16:30: Palestra com roda de conversa sobre biodinâmica;
• 16:30 – 18:00: Debate sobre o assunto apresentado e encerramento da oficina;
• 18:15 - 19:00: Café Solidário.

-2º Encontro – Prática*
Data: 05/06/2018 – Terça-feira
Horário: Das 13:00 as 18:00
Local: Horta Orgânica Experimental
Temática: Hortas Urbanas

Atividades realizadas:
• 13:00 – 18:00: Os constituintes do projeto de extensão, estarão realizando uma oficina com a temática de Hortas Urbanas, aberto ao público acadêmico e aos alunos participantes do GEIA, com o intuito de aplicar as técnicas agroecológicas e estimular o conhecimento obtido em oficinas teóricas anteriores.

-2º Encontro - Teórico*
Data: 05/06/2018 – Terça-feira
Horário: Das 19:00 as 22:30
Local: Auditório de Medicina 1. 
Temática: Integração acadêmica a extensão | Apresentação campo profissional da Agroecologia. 
Convidados especiais: Engenheiro Ambiental Fábio Vaccaro de Carvalho, Técnico de agropecuária Marcos Aluísio Stürmer, Dra.Vera Maria Carvalho Silva Santos, Dra. Michelle Bocchi Gonçalves, Bióloga e Bacharel em Direito Thaís Muliterno. 

Atividades realizadas:
• 19:00: Recepção, apresentação do Projeto Educação Para Transformação pela coordenadora Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira;
• 19:20 – 20:40: Mesa Redonda Agroecologia como Profissão, mediada pela coordenadora Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira, com participação de egressos da universidade e convidados especiais que atuam na área; 
• 20:40 – 20:50: Intervalo;
• 20:50 – 21:35: Mesa Redonda Agroecologia como Profissão, mediada pela coordenadora Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira, com participação de egressos da universidade e convidados especiais que atuam na área;
• 21:40: Sorteio cesta produtos das mulheres agricultoras;
• 21:45 – 22:30: Palestra sobre “ECOCÍDIO” com a professora Thaís Muliterno.

*O cronograma pode sofrer alterações devido a condições climáticas ou adversas, porém, será comunicado com aviso prévio aos participantes.

MINISTRANTES 
Dra. Michelle Bocchi Gonçalves, Professora da Universidade Federal do Paraná. Atua na Licenciatura em Educação do Campo - Ênfase em Ciências Naturais (Setor Litoral/UFPR) e é professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR - Linha de Pesquisa: Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica). Doutora em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR - Linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino). É Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas - Biotecnologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e especialista em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI). Integra os grupos de pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza (UFPR/CNPq), Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq) e Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (UNIVALI/CNPq). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Performance na Educação (Pedagogia Performativa) e Análise do Discurso de linha francesa, Educação  do Campo e Agroecologia.  Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

- Dra. Vera Maria Carvalho Silva Santos, graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, possui Especialização em Agricultura Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. 

-Thais Muliterno, Bióloga e Bacharel em Direito, Pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental e Pós-graduada em Supervisão Escolar. Foi Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em biotecnologia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Licenciada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental pela Univasselvi. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís. Além disso este ano se tornou graduanda de Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e é Professora de Ciências do Município de Itajaí no Centro de Educação Integral Emílio Gazaniga Junior.  

-Fábio Vaccaro de Carvalho, Engenheiro Ambiental e Permacultor, é o guardião de um espaço denominado Panaceia em Camboriú –SC, que tem foco em produção orgânica de insumos, mudas e alimentos; além da atividade de ecoturismo e com algumas vivências artísticas, em autoconhecimento e autonomia. Mobiliza o bem comum junto ao ARCA – Agricultura Relacionada a Conservação Ambiental, da REDE ECOVIDA, onde possui certificação orgânica; APERC; Pangea; VIA-SOT e Coolmeia. E é presidente da Ong Instituto LOUVADEUS que faz parte do 
coletivo COMPOSTART que facilita o gerenciamento comunitário de resíduos sólidos.

-Marcos Aluísio Stürmer, graduado em Técnico de Agropecuária pelo Colégio Técnico Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva no município de Água doce – SC. Licenciando Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal Catarinense no campus Araquari. Trabalha há dez anos como instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR nas áreas de agricultura orgânica e pecuária de pequeno porte. É técnico de campo de assistência técnica e gerencial também para o SENAR. Desenvolve o Projeto “Identidade sustentável” que deu origem a Associação dos Produtores Orgânicos Rio Cristina, que abrangem oito municípios do vale de Itapocu que contam com quatorze famílias. Desenvolve o Projeto “Semente viva” de multiplicação de sementes crioulas, este mesmo que recebeu o prêmio “Expressão ecologia” na revista Expressão no ano de 2017 na categoria agropecuária. Atua com consultoria técnica em propriedades rurais. Foi coordenador do núcleo litoral catarinense de REDE ECOVIDA nos períodos de 2016 e 2017. 

-MSc. Nelsol Jacomel Engenheiro de Produção, tem experiência em Ciências Agrárias, principalmente na agricultura orgânica, biodinâmica e biossegurança. Atua na formação e capacitação de profissionais e agricultora(e)s, em desenvolvimento territorial, sustentabilidade, certificação e auditoria.
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS 
Data: 24/04/2018
Horário: 13:00 – 19:00
Data: 05/06/2018
Horário: 13:00 – 22:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí – Auditório de Medicina 1. 
Valor: Isento




  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Educação Para Transformação: Grupos de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia - GEIA