VI Juntos Pelo Rio

por | 25/03/2017

Juntos Pelo Rio é um evento realizado anualmente, sempre no mês de março, em alusão ao dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Neste evento, mais de 50 instituições públicas e privadas, dos municípios de Itajaí e Navegantes se mobilizam em um grande mutirão de limpeza do Rio Itajaí-açú. Este evento iniciou-se em 2011, quando o município de Itajaí sediou pela primeira vez a Regata Volvo Ocean Race no Itajaí- Stopover. Neste ano, novamente, este evento marca os preparativos do município para receber esta regata, no entanto, este mutirão de limpeza tem sido realizado anualmente, agregando cada vez mais voluntários e integrantes e evidenciado a importância desta ação.
É um momento de sensibilização de toda comunidade local, para trabalhar a problemática do descarte e o despejo adequado dos resíduos sólidos gerados por todos nós e consequentemente a preservação dos recursos hídricos.
Este ano, devido à problemática da manifestação da dengue na região, além da limpeza, este mutirão unirá esforços para o combate da dengue, com a disseminação da informação sobre técnicas e cuidados para evitar a sua disseminação.
Os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Oceanografia, apresentam em comum o foco na preservação do meio ambiente sob diferentes aspectos, particulares e complementares. Trazendo para o cotidiano universitário, as ações do voluntariado podem refletir não apenas a doação do tempo e conhecimento dos participantes para um bem social e humanitário, mas também a integração entre os ingressantes (calouros) com os veteranos e professores; é sensibilizar e despertar nos calouros, a necessidade de um trabalho social, que se inicia com a vida universitária, culminando na sua formação profissional. Além disso, a ação de voluntariado tem um potencial transformador no seu agente e desperta atitudes que representam um crescimento interior do próprio indivíduo. Assim, este mutirão de limpeza, sendo manifestada como um Trote Cidadania para os participantes da UNIVALI, não apenas desperta estas atitudes de voluntariado, como também a consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa, motivadores na vida profissional.

Objetivo

Desenvolver uma ação voluntária integrando toda a comunidade de Itajaí, assim como estudantes e professores  dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Oceanografia em torno de uma causa socioambiental, mais precisamente a limpeza/remoção de resíduos de margens de rios da região.

08h00: Boas vindas dos organizadores do evento
08h15: Café da manhã
08h30: Entrega do Termo de Adesão recebimento dos kits
09h00: Divisão das equipes e início das atividades
12h: Encerramento das atividades

Data: 25 de Março de 2017
Local: Marina Itajaí
Valor: Isento

Termo de Adesão ao Serviço Voluntário: Clique Aqui

Aos alunos da UNIVALI serão emitidos certificados de participação, bem como serão validadas horas de serviço voluntário/comunitário do Art. 170.

Natalia Simões Pires
E-mail: natalia.pires@semasaitajai.com.br

Voltar para todos os eventos