• Eventos
  • Licenciatura

Seminário de Socialização da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado dos Cursos do Núcleo das Licenciaturas

por Francini Contezini Andriani | 05/12/2017

Tradicionalmente conhecidas como estágio obrigatório, o estágio curricular supervisionado no Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí é concebido como um exercício de formação profissional que faz a integração entre a aprendizagem acadêmica e a experiência prática, centradas no objetivo primordial de formação de profissionais competentes e cidadãos atuantes.
Em consonância com o Projeto Pedagógico dos cursos do Núcleo das Licenciaturas, o estágio curricular supervisionado é um requisito obrigatório para a aprovação e obtenção de diploma, que possui regulamentação própria, aprovadas nos conselhos superiores da instituição, em acordo com as Leis nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008 e nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
Com a finalidade de assegurar, aos futuros licenciados, experiências de exercício profissional em ambientes educacionais, que promovam o desenvolvimento de atitudes, habilidades e conhecimentos, as ações realizadas nos cursos do Núcleo das Licenciaturas são oficialmente legitimadas com a assinatura de convênios interinstitucionais, estreitando o relacionamento com a Rede de Escolas da Educação Básica.
As atividades são planejadas e executadas sob critérios rigorosos, de tal modo que, além de serem específicas para cada um dos períodos do curso, ampliam e fortalecem atitudes, habilidades e conhecimentos, nos percursos formativos. Estas, ao verificarem diferentes contextos, adotam procedimentos didático-pedagógicos e metodológicos diferenciados, representando uma valiosa oportunidade de aproximação do estagiário com a instituição de ensino ligada a sua área de formação.
 Nos cursos do Núcleo das Licenciaturas as atividades de caráter projecionistas que envolvem aprendizagens em campo externo ao ambiente universitário, acontecem em instituições de Ensino Municipais, Estaduais, Privadas ou do Terceiro Setor, sob a forma de intervenção educacional planejada em ambientes escolares e em outros contextos educacionais, formais e não formais.
Oferecidas em todos os cursos do Núcleo das Licenciaturas as disciplinas Estágio Supervisionado: Pesquisa e Prática Pedagógica são distribuídas ao longo da trajetória de formação do licenciado e tendo seu nascedouro na disciplina Prática Docente: Projetos Integrados. Estas disciplinas dialogam entre si e se articulam com outras disciplinas denominadas de âncoras ao longo de todas as matrizes.
Nesse sentido ressalta-se que a disciplina Prática Docente: Projetos Integrados difere-se do Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica apenas no seu aspecto didático metodológico, mantendo todos os procedimentos operacionais e administrativos institucionais.
Assim engendrado, desfaz-se a crença de que o estágio curricular supervisionado é o momento de aplicar o que foi aprendido na teoria, permitindo um trabalho pedagógico sustentado no princípio educativo que aplica o conceito de indissociabilidade, superando a visão dicotômica de que no espaço da universidade se aprende a teoria e no campo de estágio se aprende a prática, que por sua vez é socializada ao final de cada período dos cursos do Núcleo das Licenciaturas.
Isto posto é importante considerar que os convênios com as diferentes Redes de Educação Básica, ao serem firmados, poderão possuir especificidades e regulamentações próprias.
A exemplo do exposto cita-se a parceria de reciprocidade estabelecida por meio do convênio de nº 2013TN2225 junto ao Estado de Santa Catarina, que em sua clausula XI condiciona a “emissão de certificado de formação em serviço para o Professor Regente e Responsável Pedagógico da Unidade Concedente de Estágio, que acompanhar o acadêmico em processo de realização de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado”. Logo, ainda que a gestão das atividades seja de competência dos coordenadores de curso, auxiliados por um professor responsável pela atividade, durante a realização de todo o trabalho, o(a) acadêmico(a) conta com a orientação de um(a) professor(a) da área de atuação e de um supervisor(a) de campo, que em parceria, fazem o acompanhamento das atividades supervisionadas. Ao final do processo de aprendizagem os acadêmicos realizam a socialização oral e a produção de  relatório escrito.
Expostos os argumentos, a elaboração do projeto do evento Seminário de Socialização da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura, além de atender o acordo firmado entre as partes, qualificará o processo de ensino e envolverá de forma efetiva a comunidade interna e externa na área das Licenciaturas.

Objetivo

- Promover o diálogo e a troca de experiências entre diferentes cursos de licenciaturas;
- Qualificar a Prática Docente e o Estágio Curricular Supervisionado;
- Ampliar a inserção das atividades educacionais e suas contribuições;
- Efetivar a tríplice função  universitária de ensino, pesquisa e extensão;
- Vivenciar por meio de práticas metodológicas a socialização e a interação entre a educação básica e superior;
- Socializar a produção de iniciação científica do Núcleo das Licenciaturas com a Rede de Educação Básica da região;
- Integrar os professores das Redes de Educação Básica com o Núcleo das Licenciaturas.

Ministrantes

Professores mediadores do estagio supervisionado e alunos concluintes do curso de licenciaturas.
Professores: Basilicia Pedro Laurindo/ Zulmara Luiza Gesser/ Sandra Cristina Vanzuita/ Célia Diva/ Renata Cleiton Piacesi Corrêa/ Marialva Spengler

Informações Adicionais

Data: 05/12/2017 até 15/12/2017
Valor: Isento