Atualmente a educação enfrenta muitos desafios. O cidadão do novo milênio tem acesso a um vasto número de informações, quando acessa um computador, quando liga uma televisão; pode saber imediatamente, em questões de segundos, o que se passa do outro lado do planeta. Como então, ter a possibilidade de articular e organizar todo esse conhecimento que está ao nosso alcance? Como transformá-lo em saber? Morin (2001) pontua que as instituições escolares devem pensar em uma reforma paradigmática e, não programática, enfatizando que, essa questão se apresenta como ponto fundamental de mudança na educação, já que se refere à aptidão para organizar o conhecimento. A partir desse novo embate, as redes públicas de ensino, pedagogos, pesquisadores e todos os envolvidos com este segmento da Educação sentiram a necessidade de estabelecer propostas pedagógicas inovadoras o que requer do professor uma prática mais dinâmica, um olhar sob diferentes perspectivas para atender aos desafios do mundo atual. Nesse sentido, é preciso que os professores possam analisar o contexto contemporâneo e compreender quais implicações tais modificações poderão acarretar para a prática docente.
Objetivo
Analisar o contexto contemporaneo e suas implicações para a prática pedagógica.
Programação
Pensar sobre a escola na atualidade: O que ensinar? Um desafio atual: Projetos Pedagógicos X Sistemas Apostilados
Desafios da docência na Contemporaneidade.- Dia 23/03/2017 – Itajaí - Auditório I
Desafios da docência na Contemporaneidade. - Dia 12/04/2017 as19: 00h. – Tijucas - Auditório Bloco 2
Desafios da docência na Contemporaneidade. - Dia 09/05/2017 - 19:00h - Biguaçu - Auditório
Desafios da docência na Contemporaneidade. - Dia 17/05/2017 - 19:00h – Piçarras - Auditório 101
Desafios da docência na Contemporaneidade. - Dia 17/04/2017- 19:00h - Balneário Camboriú - Auditório Bloco 4
Ministrante
Professora Sandra Cristina Vanzuita - Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí e leciona as disciplinas de Prática Docente Projetos Integrados, Jogos e Brincadeiras na Infância, Estudo Temáticos: Educação Infantil e Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação e trabalha com a formação continuada dos professores da Educação Básica, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Infantil, linguagem oral e escrita, alfabetização, propostas curriculares para a Educação Infantil, metodologia de projetos, organização e gestão dos espaços educativos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contextos Educativos e Prática docente
Informações Adicionais
Data: 23 de março a 17 de maio de 2017
Horário: 19:00 as 22:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí
Valor: Isento
Mais Informações
Responsável: Cintia Metzner de Sousa
E-mail: Leila.leite@univali.br
Telefone: (47) 3341-4760