SharePoint
  • Univali
  • Eventos
  • Gestão
  • Gestão de Praias Urbanas: Análise e prática da Portaria 113/2017 (Termo de Adesão à Gestão das Praias Marítimas Urbanas)

Gestão de Praias Urbanas: Análise e prática da Portaria 113/2017 (Termo de Adesão à Gestão das Praias Marítimas Urbanas)

 


por Camila Longarete | 09/11/2017

O evento contará com uma apresentação sobre o ambiente praia desde uma ótica ecossistêmica até a social. Serão abordadas as políticas públicas e legislação pertinentes ao tema. O curso contará com uma saída de campo e o desenvolvimento de um estudo de caso aplicando metodologias de gestão apresentadas ao longo do curso.

Objetivo

Tem o objetivo de entender a complexidade das praias urbanas no âmbito socioambiental, assim como a importância em gerir estes ambientes de forma eficiente. 

Programação

09/11    08:30 - 12:00             Introdução à gestão  de praias urbanas/ Contextualização multidisciplinar doambiente praial/ Programas de certificação de praias
09/11    14:00 - 17:30             A legislação ambiental e urbana no contexto das praias/ Portaria 113/2017 - Termo de Adesão à Gestão de Praias Marítimas Urbanas
10/11    8:30 - 12:00               Métodos, requisitos e indicadores de gestão de praias
10/11    14:00 - 17:30             Estudo de caso – Saída de campo para as praias Central (Balneário Camboriú), Praia do Buraco (Balneário Camboriú), Praia Brava – setor sul (Itajaí), Praia Brava – Canto do Morcego (Itajaí) e Praia de Cabeçudas (Itajaí).
17/11    08:30 - 12:00             Estudo Dirigido de gestão de praias urbanas baseado na Portaria 113/2017
17/11    14:00 - 17:30              Dinâmica e debates dos estudos de caso e desafios futuros.

Ministrantes

Marcus Polette
Pesquisador e professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Colaborador no United Nations Pool of Experts - Regular Process (World Ocean Assessment - WOA). Editor e fundador da Revista de Gestão Costeira Integrada para países de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira integrada tendo como foco a inserção de métodos e análises de governança e governabilidade utilizando indicadores socioambientais e econômicos (Estruturas DPSIR e PER). Membro do GIGERCO - Grupo Interministerial para Gerenciamento Costeiro. Pós doutorado UPO - Sevilha/Espanha (2008) com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência de indicadores socioambientais e de governança nas políticas públicas da zona costeira. Pós doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) tendo como objetivo avaliar a Política Nacional de Gerenciamento Costeiro. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais tendo como ênfase a Gestão Costeira Integrada no município de Bombinhas - SC, na Universidade Federal de São Carlos (1997). Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) abordando procedimentos de método para análise territorial da Ilha de São Sebastião (Ilha Bela - São Paulo). Graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987). Graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989). Possui especialização em gestão costeira integrada nas seguintes instituições: Universidade de Delft (Holanda), University of Rhode Island ? EUA (Coastal Resources Center ? CRC), e Universidade de Bologna (Itália). Professor visitante nas seguintes universidades: Università Politecnica delle Marche/Ancona - Itália (2013); II Universitá de Napolis - Itália (2013); Universidad Politecnica de Catalunya/Barcelona - Espanha (2011); Universidad Pablo Olavide/Sevillha - Espanha (2008). É professor da Universidade de La Republica - Uruguai no curso de Manejo Costero Integrado.

Rosemeri Marenzi
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2004) na área de Conservação da Natureza. Tem Curso de especialização em Manejo de Áreas Silvestres e Áreas Protegidas pela Colorado State University. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação de Áreas Silvestres, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação da biodiversidade, unidades de conservação, ecologia da paisagem, ecologia florestal, recuperação ambiental, serviços ecossistêmicos e percepção ambiental. É membro editor da Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology e participa do Conselho Gestor da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, do Parque Estadual do Acaraí, da APA Municipal do Araçá e da APA Municipal da Costa Brava.

Camila Longarete
Obteve sua graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI (Santa Catarina, Brasil) (2011). Desenvolveu atividades de pesquisa na área de geomorfodinâmica costeira e composição mineralógica de praias (bolsista art. 170 pesquisas).  Foi bolsista da Asociación Universitaria Iberoamericana de Posgrado (AUIP) na Universidade de Cádiz, Espanha. Desenvolve seu mestrado em Gestão Costeira Integrada pela Universidad da la República del Uruguai (Udelar) – Maldonado, Uruguai. Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira,  com temáticas relacionadas à  análise e gestão de riscos costeiros, planejamento urbano, unidades de conservação e gestão de praias. Pós-graduanda em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente atua como responsável técnica do Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da UNIVALI e é membro editor da Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology - BJAST.

Luidgi Marchese
Doutorando em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Manejo Costeiro Integrado pela Universidad de La República (UdelaR) - Montevidéu, Uruguai (2012). Graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - SC, Brasil (2009). Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira integrada tendo como foco a análise de inserção de metodologias para gestão integrada de praias.É auditor líder dos Sistemas de Gestão Ambiental - ISO 14001 e do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional - OHSAS 18.001 (2011). Atualmente é aluno bolsista do CNPq desenvolvendo pesquisa na área de Gestão de Praias e Gestão Costeira. Foi aluno Bolsista do CNPq (Pibic) e CSIC (Uruguai), desenvolvendo projeto na área de Gerenciamento Costeiro Integrado relacionado a sistemas de gestão ambientais para praias (2008-2009) e (2011 e 2012) respectivamente. Atuou como Coordenador de Projetos e analista ambiental na Empresa Ecolibra Engenharia, Projetos e Sustentabilidade prestando serviços relacionados ao licenciamento ambiental e planejamento urbano de 2011 a 2014. Durante o período acadêmico estagiou e atuou nas áreas de Gerenciamento Costeiro Integrado, Oceanografia Geológica e Sensoriamento Remoto. Também adquiriu experiência em atividades profissionais de mercado atuando como estagiário na empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda, trabalhando nas diversas áreas da Oceanografia durante os 3 anos em que trabalhou na mesma.

Adelina Cristina Pinto
Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, área da Geografia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2014); graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) (2006). Pós-Graduação em Gestão Pública, pelo IFSC/UAB (08/2010 a 12/2011). Atualmente, Chefe da Divisão de Regularização Fundiária, Habitação e Projeto ORLA, na Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU/SC), órgão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, exercendo função nesta desde 06/2009. Experiência na área projetos, gestão pública, lecionar, usuária de sofwares e internet. Recebeu Menção Honrosa de participação no Comitê Executivo do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca (Ano 2016).

Informações Adicionais

Data: 09/11; 10/11 e 17/11
Horário: 08:30 às 12:00 – 14:00 às 17:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Sala 105/ Bloco D3 - CTTMar
Valores:
Estudantes e Docente da Univali: Até dia 08/11 R$ 120,00 após 150,00
Outros: Técnico, Profissional Liberal, Empresário e Técnicos de Prefeituras: Até dia 08/11 R$ 200,00 após 250,00

Mais Informações

Responsável: Camila Longarete
E-mail: longarete@univali.br
Telefone: (47) 33417717


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Gestão de Praias Urbanas: Análise e prática da Portaria 113/2017 (Termo de Adesão à Gestão das Praias Marítimas Urbanas)