V Seminário de Saúde Mental no Trabalho

por Josiane da Silva Delvan | 25/05/2017

Dificuldades de manejo em saúde mental no trabalho

Objetivo

A desinformação e o estigma da pessoa com transtornos mentais ( estresse , depressão ,alcoolismo, dependência química, bipolar, fobias )  são sem dúvida nenhuma os maiores obstáculos que ele encontra para poder assumir seu diagnóstico e consequentemente um tratamento que lhe permita uma rápida reintegração social .
O preconceito existente nos diversos grupos sociais, como local de trabalho, escola e mesmo na família fazem que o comportamento, já inadequado por conta da doença se agrave tornando-a uma pessoa de difícil convívio no trabalho e na sociedade .
O acolhimento por um programa de controle destas doenças adequado à realidade da empresa pode evitar o  absentismo, a baixa produtividade  e condutas antissociais que ocasionam desconforto tanto da pessoa quanto do grupo social a que pertence.

Este é o objetivo deste 4º Seminário de Saúde Mental do Trabalho realizado pela Estância Morro Grande – Centro de Reabilitação Psicossocial, que tem como tema principal “As Dificuldades de Manejo da Saúde Mental do Trabalho” onde busca através do diálogo com profissionais dos setores de saúde, recursos humanos, assistência social, administração de empresas e medicina do trabalho das instituições privadas e órgãos públicos, discutir e analisar propostas para prevenir, identificar e minimizar os danos causados na saúde mental do trabalhador

Temas abordados
        1-
               1.1   -Panorama das doenças mentais no Trabalho.
               1.2   –Principais causas de afastamentos.
       2-
               2.1 – Identificação e Prevenção no contexto laboral.
               2.2 – Consequenciais do prazer e sofrimento no trabalho.
       3-
             3.1 – Modelos de Intervenção Multidisciplinar
             3.2 – Dificuldades enfrentadas durante o processo de Tratamento com Internação
       4-
            4.1 – Interferência do Estresse do trabalho na família.
            4.2 – Interferência da família no Estresse do trabalho.

Ministrante

Dr. Juan Manuel Urbinati – Psicólogo, Psicanalista e Doutor em Filosofia, Diretor do Hospital de Saúde Mental Estância Morro Grande.

Data: 25 de maio de 2017
Horário: 08:00 ás 18:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório E1
Valor: Isento