SharePoint

Congresso Nacional de Justiça Restaurativa, Cultura da Paz e Mostra de Cinema Sistêmica

 


por Fabiano Oldoni | 17/10/2018

Com a Resolução 225/16 do CNJ, os tribunais de justiça iniciaram, de forma mais incisiva, a implementação da Justiça Restaurativa como uma ferramenta para a solução de conflitos. Contudo, o que se verifica é o desconhecimento da comunidade jurídica acerca deste tema, que há muito vem sendo aplicado nos EUA e Canadá, por exemplo.
O congresso visa incentivar o estudo, pesquisa e aplicação prática das ténicas restaurativas, através de palestras, workshop e mostra de cinema sistêmica.

Objetivo

O Congresso Nacional de Justiça Restaurativa e Cultura da Paz busca demosntrar que o conflito é algo que pode ser transformado e a Justiça Restaurativa se apresenta como uma técnica bastante eficiente para a busca de uma pacificação social. Assim, o congresso também contará com workshop, onde os profissionais poderão demonstrar como a Justiça Restaurativa e a Mediação e práticas sistêmcias podem ser eficientes para compreender e transformar o conflito. Também haverá uma mostra de cinema com olhar sitêmico.

Programação

DIA 17/10/18
 
MATUTINO

ABERTURA COM O DIRETOR DA ESCOLA DE DIREITO JOSÉ EVERTON DA SILVA (15 MIN)

LANCAMENTO DO LIVRO UM "NOVO OLHAR PARA O CONFLITO: DIÁLOGO ENTRE MEDIAÇÃO E CONSTELAÇÃO SISTÊMICA" (30 MIN) 

PALESTRA COM JAIR GEVAERD, TEMA "A JUSTIÇA RESTAURATIVA NOS ESTADOS UNIDOS"  (1 HORA)

VESPERTINO

14h: WORKSHOP COM MARCELA SANTOS, "Gestão da Advocacia Sistêmica: que é, quando e como implantar" (1H 30 MIN);

16h: WORKSHOP COM PAULO FERRAREZI FILHO, "Teoria Clínica do Direito" (1H 30 MIN)

NOTURNO

ABERTURA E APRESENTAÇÃO DA MOSTRA DE CINEMA SISTÊMICA (2 HORAS)

DIA 18/10/18

MATUTINO

LANÇAMENTO LIVRO JUSTIÇA RESTAURATIVA SISTÊMICA (1 HORA)

PALESTRA COM VERA REGINA PEREIRA DE ANDRADE, COM O TEMA "A Justiça Restaurativa no Brasil" (1 HORA)

VESPERTINO

14h: WORKSHOP COM EVERALDO LUIZ OLDONI, "Terapia do Reencontro" (1H 30 MIN).

16h: WORKSHOP COM ISABEL CRISTINA DANTAS BARRA, "Mediação Transformativa nas Organizações: teoria e prática" (1H 30 MIN).
 
NOTURNO

ABERTURA (30 MIN)

PALESTRA COM DANIEL ACHUTTI (daniel.achutti@unilasalle.edu.br) TEMA: Justiça restaurativa e direito penal: o futuro da pena e da punição no Brasil (1 HORA)

PALESTRA COM RAFFAELLA PALLAMOLLA (raffaella.pallamolla@unilasalle.edu.br) TEMA: A construção da justiça restaurativa no Brasil: inovações e permanências no campo da administração de conflitos (1 HORA)

ENCERRAMENTO COM A BANDA SARDINHA ACÚSTICA (PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO) (1 HORA) para ENCERRAMENTO COM A BANDA FORMADA POR PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO DA UNIVALI (1 HORA).

Ministrantes

VERA REGINA PEREIRA DE ANDRADE Pós-Doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires e pela Universidade Federal do Paraná. Professora visitante no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, Espanha.Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

JAIR GEVAERD Advogado, Procurador do Estado do Paraná, Professor da PUCPR, Árbitro e Mediador Empresarial e junto às Cortes Superiores do Condado de Los Angeles, EUA.  Especialista em Direito do Desenvolvimento (Roma-1986), Mestre e Doutor em Direito Empresarial Societário (UFPR – 1995 e 2000) e Master of Laws in Dispute Resolution/Arbitration pelo Straus Institute for Dispute Resolution/Pepperdine University (EUA-2017).

DANIEL ACHUTTI Advogado. Professor permanente do PPG em Direito da Universidade La Salle (RS). Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS, com período sanduíche na Universidade de Leuven (Bélgica). Autor do livro "Justiça restaurativa e abolicionismo penal" (ed. Saraiva), segundo lugar na categoria Direito do Prêmio Jabuti 2015.

RAFFAELLA PALLAMOLLA Professora do Curso de Direito da Universidade La Salle (RS). Doutora em Ciências Sociais pela PUCRS, com período sanduíche na Universidade de Bolonha (Itália). Consultora do Departamento Penitenciário Nacional e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a construção de proposta de práticas restaurativas no sistema prisional brasileiro. Vice-Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS. Autora do livro "Justiça restaurativa: da teoria a prática" (ed. IBCCRIM), monografia vencedora do 13º concurso de monografias de Ciências Criminais do IBCCRIM.

MARCELA SANTOS Consultora Sistêmica e Consteladora Familiar.

PAULO FERRARE FILHO Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2002-2007). Aluno bolsista do convênio UPF-USC/Universidade de Santiago de Compostela (2005-2006). Mestre em Hermenêutica Jurídica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS (2008-2010). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014-2017). Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Avantis Itapema. Professor de História do Direito e de Psicologia Jurídica. 

EVERALDO LUIZ OLDONI Filósofo, com especialização em filosofia clínica e psicologia transpessoal e profundo estudioso dos processos de autoconhecimento e gestão emocional, com foco no Ser Integral, atuando como terapeuta e formador.

ISABEL CRISTINA DANTAS BARRA Fundadora do MediAções Brasil. Mediadora de Conflitos Certificada pelo ICFML. Capacitação Latino-Americano em Mediação São Paulo/Buenos Aires pelo ALGI Mediação/Mediaras. Doutoranda em Direto pela Universidad John K. Kennedy.  Advogada Colaborativa certificada pelo IBPC. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho. Life e Executive Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Co-autora do livro “Um novo olhar para o conflito – diálogo entre Mediação e Constelação Sistêmica”.

Informações Adicionais

Data: 17 e 18 de outubro de 2018
Horário: Matutino, Vespertino e Noturno
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório Curso Direito
Valores: Clique Aqui

Mais Informações

Responsável: Fabiano Oldoni
E-mail: oldoni@univali.br
Telefone: (47) 99912-9812

 


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Congresso Nacional de Justiça Restaurativa, Cultura da Paz e Mostra de Cinema Sistêmica