Revisão ética de pesquisas com Seres Humanos

por Mark Anderson Caldeira | 27/09/2017

No dia 27 de setembro, ao longo de todo o dia, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Univali em conjunto com Membros da Comissão Nacional de Pesquisa com Seres Humanos (CONEP), irão dialogar com a comunidade acadêmica da Univali, e região, a respeito das questões que norteiam a revisão ética dos Projetos de Pesquisa com Seres Humanos.
As apresentações serão pautadas, sobretudo, em tópicos mais pertinentes às pesquisas de caráter qualitativo e bem como sobre as pesquisas que se utilizam de prontuários e dados obtidos via internet.

Objetivo

Mobilizar pesquisadores, docentes e acadêmicos em torno dos aspectos éticos estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais e que amparam o papel dos Comitês de Ética em sua função de revisor dos Projetos de Pesquisa a eles submetidos.

Abertura 08h30
Resgate histórico da construção da resolução CNS 510/16 e suas inovações em favor das especificidades das pesquisas de caráter qualitativo.
A relação entre metodologia da pesquisa, procedimentos de abordagem do participante, registro do consentimento e os métodos de análise dos dados, e os aspectos éticos.
Tipificação dos riscos associados às pesquisas que se amparam na CNS 510/16 e que estão relacionados à coleta de dados por meio de entrevista/questionário/observação.
- Perguntas 11h30 às 12h
ALMOÇO 12h15 às 13h30
Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos
Questões éticas associadas uso de dados obtidos em fontes secundárias, sobretudo, prontuários.
Os aspectos éticos atuais e as perspectivas futuras das pesquisas por meio da internet.
- Perguntas 17h às 17h30
Encerramento 18h

Ministrantes

Iara Coelho Zito Guerriero – Membro titular da CONEP, Coordenadora da Instância das Ciências Humanas e Sociais no CONEP, Psicóloga, doutora em Saúde Pública/USP, Professora da Faculdade de Medicina ABC.

Maria Mercedes Bendati – Membro titular da CONEP, Coordenadora do Grupo de Trabalho para elaboração da minuta de resolução de Pesquisas Estratégicas no SUS, Bacharel e Licenciada em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do CEP da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) e Bióloga da Vigilância em Saúde.

Luiz Magno Pinto Bastos Junior - Pós-Doutor pelo Centro de Direitos Humanos e Pluralismo Jurídico da Universidade McGill (Montreal, Canadá). Coordenador do Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (UNIVALI)

Mark A. Caldeira – Coordenador do CEP-Univali, Mestre em Educação Física, Professor da Univali.

Data: 27 de setembro de 2017
Horário: 08:30 às 18:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Teatro Adelaide Konder
Valo: Isento